Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) alcançaram nesta edição nova marca em 2019. Em mais um recorde, o maior evento esportivo-social do Brasil recebeu inscrições de 839 dos 853 municípios mineiros, o que representa mais de 98% de adesão das cidades à competição. O resultado contabilizado na segunda-feira,11, prazo final para as inscrições, superou o do ano passado, que havia chegado a 835 municípios. Várias cidades da região confirmaram participação das escolas na primeira fase do certame.
Neste ano o evento recebeu inscrições de 839cidades que garantiram vaga na competição voltada para rede pública e particular de ensino. Destinados aos adolescentes e jovens de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares do estado, os jogos são promovidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução das competições é feita pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, destaca o número recorde de inscritos e a importância do evento. "Além da parte esportiva, o Jemg contribui para o crescimento dos alunos como cidadãos e também na escola, evitando a evasão", afirma. Na 35ª Superintendência Regional de Ensino foram confirmados 15 dos 16 municípios que participarão dos Jogos Escolares.
Arceburgo, Capetinga, Cássia, Claraval, Guaranésia, Guaxu-pé, Ibiraci, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Juru-aia, Monte Santo de Minas, Pratápolis, São Pedro da Uni-ão, São Sebastião do Paraíso e São Tomas de Aquino. Apenas Ibiraci não aparece na listagem.
A etapa microrregional dos Jemg 2019, que já teve os municípios-sede definidos pelo Governo de Minas, começa no dia 8 de abril e se estende até o dia 2 de junho. Ela é realizada no âmbito das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e conta com a participação de estudantes-atletas de modalidades coletivas como basquetebol, futsal, handebol e voleibol, além de xadrez, em dois módulos, nas categorias masculino e feminino.
Os campeões de cada modalidade e os quatro primeiros colocados do xadrez se classificam para a etapa regional, realizada no Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Aço, região Central e no Norte do Estado. Esta etapa, que deve acontecer também em junho, inclui também o vôlei de praia e a peteca.
Os vencedores da etapa regional seguem para a estadual. Nesta fase, entram todas as modalidades de esportes já executadas, incluindo ainda o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação e tênis de mesa, além das modalidades paralímpicas, como o atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
Os Jogos Escolares de Minas Gerais buscam fomentar a prática do esporte para fins educativos, contribuir para o desenvolvimento integral do estudante; estimular o pleno exercício da cidadania e a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares, bem como indicar o representante do Estado nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições nacionais promovidas pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente.