GILBERTO AMARAL

Gilberto Amaral

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 20-03-2019 09:43 | 6816
Bolsanaro e Trump
Bolsanaro e Trump Foto: Reprodução

Visita oficial
No Brasil na Otan Io último domingo o presidente brasileiro desembarcou nos EUA para sua primeira visita oficial ao país, a segunda viagem internacional de seu mandato. Bolsonaro se hospedou na Blair House, residência que o governo norte-americano reserva para chefes de Estado em visitas oficiais. “Pela primeira vez em muito tempo, um Presidente brasileiro que não é anti-americano chega a Washington. É o começo de uma parceria pela liberdade e prosperidade, como os brasileiros sempre desejaram”, escreveu Bolsonaro no Twitter.

O presidente americano Donald Trump (foto), afirmou nesta terça-feira, que quer o governo de Jair Bolsonaro (foto) na Organização do Tratado do Atlântico Norte, organização militar comum de defesa, com 28 países-membros. Trump e Bolsonaro deram declaração à imprensa após almoço na Casa Branca.

Brasil na Otan II
“Como disse tenho a intenção de designar o Brasil como um aliado fora da Otan especial e até um aliado dentro da Otan, isso poderia melhorar nossa cooperação. Nossas nações estão trabalhando juntas para proteger o povo do terrorismo do crime transnacional e do tráfico de drogas, armas e pessoas, algo que é prioridade”, disse Trump.

Brasil na Otan III
O Brasil como aliado da Otan surgiu no contexto da situação da Venezuela e possível intervenção militar ao regime de Nicolás Maduro. Ao ser questionado sobre apoio a uma intervenção militar na Venezuela, Bolsonaro disse que o Brasil está disposto ao “que for possível fazer para solucionar o problema da ditadura”.

Brasil na Otan IV
“Discutimos a possibilidade de o Brasil entrar como grande aliado extra Otan. Há pouco, permitimos que alimentos fossem alocados em Boa Vista, capital de Roraima, por parte dos americanos, para que a ajuda fizesse presente. No momento, estamos nesse ponto. O que for possível fazermos juntos para solucionar o problema da ditadura da Venezuela, o Brasil estará a postos para cumprir essa missão para levar liberdade e democracia ao país”, afirmou Bolsonaro.

Almoço na Casa Branca
Bolsonaro chegou à Casa Branca às 13h04 e foi recebido por Trump na entrada do prédio. Logo em seguida, os dois presidentes falaram rapidamente com a imprensa no Salão Oval, antes da reunião e do almoço. O encontro entre os dois teve participação de Eduardo Bolsonaro, filho do presidente e deputado federal. Segundo Jair Bolsonaro, a presença do filho se deu a convite de Trump.

Intervenção...
Durante a entrevista coletiva na Casa Branca, Trump foi questionado se os EUA avaliam a possibilidade de organizar uma intervenção militar na Venezuela. Como em outros pronunciamentos, ele disse que “todas as opções estão abertas”. Segundo o presidente norte-americano, é preciso “ver o que acontece” na Venezuela antes de tomar uma decisão.

...militar
“Isso que está acontecendo é uma desgraça. Estamos falando de um dos países mais ricos da América Latina”, disse Trump sobre a Venezuela. Brasil e EUA não reconhecem o governo de Nicolás Maduro e consideram o líder opositor Juan Guaidó como presidente interino do país.

...na Venezuela
Pouco antes da fala de Trump, Bolsonaro havia sido questionado se o Brasil apoiaria uma eventual intervenção por parte dos EUA. “Certas questões, se você divulgar, deixam de ser estratégicas. Essas questões são observadas e podem ser discutidas, se não já não foram, mas não podem se tornar públicas, obviamente”, respondeu aos jornalistas. Segundo o presidente, tudo o que foi tratado na reunião entre ele e Trump será “honrado”. 

Venâncio Mulher I
Anualmente, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Venâncio Shopping promove, em março, eventos conectados com a causa da mulher. Este ano, a pauta irá além, com o oferecimento de ampla agenda voltada para a promoção da identidade e valorização femininas.

Venâncio Mulher II
Realizado pelo mall, com parceria do Grupo mulheres do Brasil - Comitê Empreendedorismo, e apoio do Sebrae, o evento recebe o público até o dia 22, com uma rica programação: rodas de conversa, mostra de empreendedorismo feminino, clínicas de empreendedorismo, palestras técnicas e exposição de fotografias.

Venâncio Mulher III
"Queremos refletir sobre os avanços, os próximos passos para conhecermos sobre outras mulheres e suas realidades, para acolher aquelas que precisam de apoio e colaboração. A data pede muito mais que abordagens sobre beleza e moda e é nesse sentido que pensamos nesse fórum para continuar conversando sobre as dores, alertar sobre as lutas, a violência, homenagear as vitórias e denunciar as discriminações, desigualdades e os muitos desafios da vida da mulher”, afirma Ana Lúcia Rodrigues (foto), gerente de Marketing do Venâncio Shopping. 

Ana Lúcia Rodrigues