SÃOSINHA

Academia Paraisense de Cultura

Por: Conceição Ferreira Borges | Categoria: Entretenimento | 30-03-2019 14:34 | 1689
Foto: Reprodução

Em sua bela sede, foi realizada na noite de 20 de março reunião da Academia Paraisense de Cultura, estando presentes acadêmicos e convidados. A mesa diretora foi constituída pelo presidente, acadêmico André Mirhib Cruvinel, secretário, acadêmico Clarindo Anacleto de Pádua Neto, tesoureiro, acadêmico Rômulo Generoso Aguiar e pelo fisioterapeuta e mestre em Acupuntura e Bionergética, Wander Pimenta Filho, sendo cerimonialista a acadêmica Eneida de Pádua.

O hino da Academia, letra da acadêmica Eliana Mumic Ferreira, música do maestro paraisense Calimério Augusto Soares foi cantado pelos acadêmicos.

Pensamento de Tales de Mileto foi citado pela cerimoni-alista Eneida de Pádua. “A felicidade do corpo consiste na saúde. E a do espírito na sabedoria”.

Mensagem exordial foi proferida pela artista plástica, acadêmica Pascoalina Coelho de Souza (Linah Biasi) que leu o texto “Saudades” do acadêmico Olavo Borges.

O presidente fez a abertura oficial da reunião. Cumprimentou a mesa diretora, ao palestrante da noite Wander Pimenta Filho, a todos os irmãos de alma, aos participantes do momento artístico, Roberto Mezencio e Ana Beatriz, aos convidados e visitantes. O presidente citou Cecília Meireles:

“Não seja o de hoje

Não suspires por ontens ...

Não queiras ser o de amanhã.

Faze-te sem limites no tempo”.

Foi lida e aprovada ata da reunião anterior. O presidente André Mirhib Cruvinel recebeu sugestões para Membros Honorários e Correspondentes, também para a escolha da Mãe Acadêmica e Mãe da Comunidade, a serem homenageadas no dia 22 de maio. Comentou sobre a Festa do Escritor Paraisense, em 3 de julho, para a qual contará com a Comissão de Literatura na escolha dos homenageados, bem como do homenageado com a Comenda Dr. Olavo Borges”, em 4 de setembro.

Os nomes dos homenageados serão apresentados na reunião do dia 3 de abril.

Momento APC. É um momento histórico para os acadêmicos. Serão escolhidos e apresentadas atas de reuniões desde a fundação há 33 anos. E uma pesquisa de grande valor feita pela acadêmica Francisca Borges Cunha. A ata de número 189 do dia 24 de março de 1999 foi apresentada pela acadêmica Lucélia Ozelin de Lima Pimentel, mestra em Libras, advogada, pedagoga. Foi um momento especial para a Academia Paraisense de Cultura.

A acupuntura e a medicina chinesa. O presidente André Cruvinel fez a leitura do texto do palestrante da noite, fisioterapeuta e mestre em acupuntura bionergética, Wander Pimenta Filho, paraisense que já esteve na China, onde aprimorou seus conhecimentos. O mestre foi aplaudido com entusiasmo, pela grandeza e importância de seus conhecimentos e sua grande cultura.

A acadêmica Edyna Maldi Borges fez entrega de certificado de apresentação na Academia, a Wander Pimenta Filho. O momento artístico teve apresentação de Ana Beatriz Mezêncio, artista infantil de grande talento, acompanhada de Roberto Mezêncio. O acadêmico Reynaldo Formaggio Filho fez entrega de certificado à pequena Ana Beatriz, grande artista. A acadêmica Maria Rita Preto Miranda entregou certificado ao artista Roberto Mezêncio.

Foi encerrada a reunião, acadêmicos e convidados participaram de delicioso Café Cultura.