MASSA FM

Rádio Massa FM comemora sucesso de sua chegada a Paraíso e região

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Entretenimento | 03-04-2019 11:47 | 4854
Equipe da rede de Rádio Massa FM inaugurada há10 dias já é sucesso de audiência em Paraíso e na região
Equipe da rede de Rádio Massa FM inaugurada há10 dias já é sucesso de audiência em Paraíso e na região Foto: Divulgação

A Rádio Massa FM, 101,9 já é um grande sucesso em São Sebastião do Paraíso e região. A afirmativa é do diretor e proprietário da emissora Alessandro Morandini que em entrevista ao Jornal do Sudoeste contou a trajetória da Rádio Ouro Verde desde os últimos 10 anos e que culminou com a migração do AM para o FM e a filiação à Rede de Radio Massa. Junto com ele uma equipe de profissionais do rádio vindos de cidades da região completa um time dinâmico e qualificado que está conquistando os ouvintes com a nova programação, premiação e um jeito diferente de comunicar.

Conforme Alessandro, sua história com a Rádio Ouro Verde teve início em 2009 quando ele fez a aquisição da emissora. “Naquele tempo a rádio estava passando por algumas dificuldades, ficava muito tempo fora do ar, havia muitas dívidas. Então a gente assumiu e à medida que o tempo foi passando fomos saneando a parte financeira, contratando equipe, treinando e colocando uma programação diferenciada no ar”, conta.

Morandini diz que sempre manteve a tradição de fazer uma rádio forte no AM com prestação de serviço, utilidade publica, com música, entretenimento e informação. “Muita gente passou pela emissora e deixou sua força de trabalho e seu legado a quem agradeço a cada um”, conta. No entanto, era sabido que uma mudança estava em curso e é hoje uma tendência da radiodifusão em todo o Brasil. “Sabíamos que mais dia ou menos dia a migração iria acontecer e então em 2013 a então presidente Dilma Roussef assinou o decreto autorizando as emissoras que quisessem migrar para o FM que fizessem o processo”, explica.

Conforme Morandini a Rádio Ouro Verde foi uma das primeiras emissoras do Sudoeste a se habilitar para migração. “É um processo demorado, exige muita documentação e nós conseguimos todas as certidões negativas de débito das esferas municipal, estadual e federal junto a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e no Ministério das Comunicações. Honramos todos os prazos”, comenta.

No final de 2018 foi publicado no Diário Oficial da União Decreto autorizando a instalação de equipamentos, das instalações da torre, dos estúdios e o uso da rádio frequência. A partir deste momento foi dado prazo de 180 dias para a concretização da migração do AM para o FM. “Hoje esta já é uma realidade em São Sebastião do Paraíso, através da frequência 101,9 MHz”, acrescenta Morandini.

 

No ar

Alessandro Morandini detalha o procedimento informando que a concessão anterior foi devolvida. “Quando colocamos em caráter experimental o FM, nós devolvemos para o Governo Federal a outorga do AM. É um processo normal, natural e legal das emissoras migrantes”, detalha. Segundo Morandini a migração nada mais é do que uma adaptação de outorga. “Devolvemos o AM paga-se a diferença de outra que é o FM, que é mais cara e feito este trâmite ocorre a migração”, ressalta.

Operando em caráter experimental desde meados de março ele aguarda a visita de uma equipe da Anatel para dar o aval a todo o investimento que foi realizado. “Fizemos toda a parte técnica, com equipamentos todos novos, tudo novinho zero bala, como se diz na gíria para levar uma informação, entretenimento e musica com qualidade aos novos ouvintes de Paraíso e região”, assegura.

A ligação de Alessandro com o rádio AM possui laços de família muito forte. Seu pai Antonio Carlos Morandini é um ícone do radio ribeirãopretano, com seu tradicional programa Larga Brasa, foi onde e com quem Alessandro aprendeu os primeiros passos nos meios radiofônicos. “Somos nascidos no AM e esta conquista devo muito a meu pai que nos ajudou muito durante este processo e onde adquiri afinidade com a parte jornalística”, acrescenta.       

Novos parceiros
A mudança fez com que Alessandro Morandini buscasse novos parceiros para dar continuidade ao projeto da nova rádio agora em FM. “Não tenho a expertise para o FM, para isso aliamos a quem sabe e quem tem o dom para o FM e trouxemos o Alan Nascimento que está aqui conosco”. A equipe também tem a presença do jornalista Michel Nazar, de Adir de Souza que ajudaram no ingresso da emissora a Rede Massa de Rádio. “Estamos na fase de boas vindas, de celebrarmos o sucesso que está sendo este momento de grande alegria e satisfação a todos nos por tão grande sucesso alcançado em tão pouco tempo”, acrescenta.

Para aproximar ainda mais dos ouvintes a Rede Massa investe muito nas promoções. “Vamos envolver o ouvinte, é a forma de agradecer a audiência maciça premiando quem está conosco”, disse Alessandro. Junto com ele, o diretor geral da emissora Alan Nascimento confirma que a rádio vai investir muito neste campo. “Começamos hoje uma série de promoções que ocorrerão todos os dias como a “Pizza da Massa”, o “Tanque Cheio”, “Carrinho de Supermercado” e outras campanhas promocionais junto com a cabeça da rede”. Um dos exemplos, em que o ouvinte pode participar é o programa Metendo a Colher ao meio dia, quando é possível interagir com os comunicadores de Curitiba e participar dos temas que são apresentados diariamente, dando palpites, opinião e registrando presença, sempre concorrendo a prêmios.

A equipe está integrada com Débora Nasser que é quem faz a interface com os ouvintes. Tem também no jornalismo a competência de Michel Nazar. De Franca veio a locutora Cris Fernandes e de Ribeirão Preto, o locutor Max Nascimento. “A Cris é muito dinâmica já esta entrosada e adaptou na cidade, o Max é outra pessoa fantástica, a Débora é Maravilhosa, o Michel aqui conosco é extraordinário, junto com o Alan que é expert e toda turma da Rede Massa temos um time perfeito”, avalia Morandini.

Em caráter excepcional a Massa Paraíso possui o horário de 7h às 8h da manhã uma participação para o jornalismo local no programa Microfone Aberto. Em seguida a comunicação e de Cris Fernandes e ao meio dia tem o Metendo a Colher. No período da tarde Max Nascimento apresenta a partir das 14 horas. “Fazemos a interação com a rede, mas o ouvinte nem percebe porque existe uma perfeita integração, o sinal é recebido de Curitiba via satélite e formamos uma só sintonia. As 18 horas retorna a rede com seus programas que vão para todas as afiliadas.

Conforme Alan Nascimento esta sinergia com o público paraisense esta chamando a atenção. “Fiquei surpreso com a recepção das pessoas, apenas uma semana que a radio estreou com a assinatura Massa FM, os nossos telefones, as nossas redes de comunicação, redes sociais não param mais de receber mensagens a todo momento e a toda hora e para isso tudo a palavra é gratidão”, afirma. Ele se diz abraçado pela comunidade pelo carinho do acolhimento caloroso. “Chegamos nos locais e as pessoas logo vêm nos dar boas vindas, dizem que já estão nos ouvindo, estamos sendo surpreendidos positivamente e isso é muito gratificante”, avalia.

Quanto ao futuro Morandini e Alan Nascimento estão superotimistas e destacam que as expectativas são as melhores possíveis. “Queremos comunicar de forma diferenciada, nos carros, nos escritórios, nas casas, nos smartphon-es, nas redes sociais e até no rádio da fazenda que às vezes a pessoa acha que está esquecido, mas não, queremos comunicar para todos para que todos tenham simpatia pela rádio, porque a gente faz isso para todos indistintamente”, conclui Alessandro. “Certamente queremos atingir e abraçar cada dia mais as pessoas de Paraíso e da região”, afirma Alan. Ele diz que a rádio esta sendo sintonizada no Sudoeste de Minas e Nordeste Paulista. “Convido a todos a sintonizarem 101,9 MHz, a minha rádio é Massa”, finaliza.