Em solenidade com a presença de autoridades civis e militares, representação de alunos da rede pública municipal e estadual, foi em 17 de abril, no Tiro de Guerra 04-025, em São Sebastião do Paraíso, o Dia do Exército.
Antes, na sala de instruções, foi descerrado quadro contento foto da Turma de Atiradores do ano de 2018. Esteve presente o subtenente Humberto Cleiton Celestino, instrutor dos atiradores naquele ano.
Foi lida a Ordem do Dia do comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, e apresentação do atirador Halas, tocando ao violino a canção do exército. A solenidade faz referência à 1ª Batalha de Guararapes, ocorrida em 19 de abril de 1648, quando brancos, índios e negros lutaram pelo fim das invasões holandesas no Nordeste brasileiro.
As três etnias que formaram a miscigenação nacional a partir de Guararapes são representadas pelas figuras dos três líderes da Batalha: o índio potiguar Filipe Camarão, que comandou o destacamento indígena; o negro Henrique Dias, filho de escravos africanos libertos, que comandou o destacamento negro; e o mazombo André Vidal de Negreiros, que comandou o destacamento de mestiços e brancos.
O Brasil herdou a grandeza desses antepassados, forjados na abnegação e no patriotismo que guiaram a vida dos heróis de Guararapes.
O TG 04-025 é dirigido pelo 1.º sargento Reinaldo Cunha, chefe da Instrução, e 1.º sargento Rosembertg, instrutor.