EDUCADOR

Inscrições para o Prêmio Educador Nota 10 vão até dia 27 de maio

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 15-05-2019 22:56 | 1667
Professora Elenir Novaes da Rede Municipal foi  o grande destaque de São Sebastião do Paraíso no concurso nacional de 2018
Professora Elenir Novaes da Rede Municipal foi o grande destaque de São Sebastião do Paraíso no concurso nacional de 2018 Foto: Arquivo

Os profissionais que atuam na Educação Infantil ao Ensino Médio em escolas públicas e privadas de todo o país têm até o próximo dia 27 de maio para poderem se inscrever para participar do “Prêmio Educador Nota 10”. A iniciativa da Fundação Victor Civita tem o objetivo de valorizar o trabalho docente e disseminar práticas educativas de sucesso. No ano passado a professora Elenir Novaes, de São Sebastião do Paraíso foi uma das finalistas do concurso e foi bastante festejada por ter se classificada entre os 10 melhores trabalhos do concurso.

Para este ano as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet pelo site https://premioeducadornota10.org/ . Os participantes deverão preencher a ficha de inscrição, disponível no site, com todos os dados para sua identificação pessoal e profissional. Confira aqui o regulamento do Prêmio.

Podem se inscrever professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais, com mais de 18 anos. Também será permitida a participação de profissionais já premiados em edições anteriores desde que apresentem projetos inéditos. Os participantes deverão escolher umas das seguintes categorias Educação Infantil; Anos Iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), incluindo Educação de Jovens e Adultos – EJA; Anos Finais do Ensino Fundamental (de 6º ao 9º ano), incluindo Educação de Jovens e Adultos – EJA; 1º ao 3º ano do Ensino Médio (incluindo Educação de Jovens e Adultos – EJA); Atendimento Educacional Especializado; Atividades complementares. Cada participante só poderá inscrever um trabalho.

A seleção dos ganhadores será realizada por meio da análise dos trabalhos enviados durante o período de inscrições, com base nos critérios descritos no regulamento. Serão selecionadas 50 experiências educativas finalistas e dentre elas as 10 experiências educativas vencedoras. O Educador do Ano será escolhido entre os 10 melhores projetos. O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho.

Participação

 Em 2018, a professora de Matemática da Escola Municipal Campos do Amaram, em São Sebastião do Paraíso, Elenir Novaes, também se destacou no Prêmio e venceu na categoria Ensino Fundamental I, com o projeto “De cor e salteado”. Ela leciona para os alunos do 3º ano do Fundamental na EM Campos do Amaral. Resolver contas de cabeça era difícil para os alunos de Elenir até o desenvolvimento do projeto. Nele, a professora explorou como as crianças chegavam à solução dos problemas, trabalhou propriedades das operações e regularidades do sistema de numeração decimal até que as crianças se apropriassem de estratégias, como a decomposição e a sobrecontagem.