São Sebastião do Paraíso classificou quatro equipes para a disputa da fase Regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG 2019). A definição se deu após a realização da fase microrregional disputada semana passada em Guaranésia. Agora as equipes e os atletas que disputam competições de forma individual, como é o caso do Xadrez, voltam a se preparar para a etapa futura que será em Caxambu/Baependi, no período de 24 a 29 de junho.
A etapa microrregional do JEMG é considerada uma das maiores competições escolar do País. Os jogos acontecem em 50 sedes de várias regiões do estado e reuniu cerca de duas mil escolas e 36 mil estudantes-atletas. Na sede regional da 35ª Superintendência Regional de Ensino de São Sebastião do Paraíso, as disputas ocorreram em Guaranésia. Os jogos tiveram a participação de representantes de 27 escolas de 15 municípios da região.
As competições foram nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez. Os municípios participantes da etapa microrregional em Guaranésia foram: Arceburgo, Capetinga, Cássia, Claraval, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Juruaia, Monte Santo de Minas, Pratápolis, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino.
Entre os paraisenses classificaram as equipes de Futsal Fe-minino (E.E.Paraisense), Handbol Feminino e Masculino (E.E.Paraisense), Voleibol Feminino (E.E. João Alves), todas no Módulo I. Do Módulo I conquistou a classificação o Handebol Masculino da E.E. Benedito Ferreira Calafiori. De maneira individual pelo Xadrez, classificaram Luiza Iastrenski (E.E.Paraisense), Andrew Santos Duarte, Breno David Pereira Paschoa e Paulo Henrique Rocha Pereira (Paraisense). Rebecca Emanuelli Nogueira (E.E.Clóvis Salgado) e Gilberto Oliveira Henrique da Silva (Colégio Paula Frassinetti) classificaram nos módulos I e II, enquanto que Jéssica Santana Fer-nandes (Clóvis) do módulo II também obteve a classificação.
A próxima fase terá sede nas cidades de Caxambu/Baependi e as competições serão realizadas no período de 24 a 29 de junho. A reunião técnica esta agendada inicialmente para o dia 6 de junho quando serão definidas outras diretrizes e aspectos logísticos para cada delegação. Os campeões da etapa microrregional nas modalidades coletivas futsal, basquetebol, handebol e voleibol, além dos quatro primeiros colocados do xadrez avançam para a próxima fase. Participam do JEMG estudantes-atletas do Módulo I, de 12 a 14 anos, e o Módulo II, de 15 a 17 anos.
Novos talentos
Os vencedores da etapa regional seguem para a estadual. Nesta fase, entram todas as modalidades de esportes já executadas, incluindo ainda o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação e tênis de mesa, além das modalidades paralímpicas, como o atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
Os Jogos Escolares de Minas Gerais valorizam a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens estudantes-atletas de forma educativa e democrática. Buscam também o aumento do vínculo do estudante-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos. As disputas estimulam ainda o pleno exercício da cidadania e a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares.
O JEMG é uma ação realizada pelo Governo do Estado de Minas Gerais e executada pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG). Em mais um recorde, o JEMG/2019 recebeu inscrições de 839 dos 853 municípios mineiros, o que representa mais de 98% de adesão das cidades à competição.
Os campeões da etapa microrregional e os quatro primeiros colocados do xadrez avançam para a etapa regional. Participam do JEMG estudantes-atletas do ensino fundamental e médio dos municípios mineiros. Os Jogos Escolares de Minas Gerais “ JEMG/2019 indica os representantes do Estado para os Jogos Escolares da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares.