COMPETIÇÕES

Bianca Siqueira inicia preparativos para uma maratona de competições

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 26-06-2019 09:48 | 2312
Bia Siqueira além de intensificar treinos ainda realiza campanha para bancar despesas nas competições que disputa
Bia Siqueira além de intensificar treinos ainda realiza campanha para bancar despesas nas competições que disputa Foto: Divulgação

A lutadora de jiu jitsu, Bianca Siqueira iniciou os preparativos para uma série de competições de nível nacional e internacional que deverá participar no próximo mês. As lutas vão desde os Jogos Escolares de Minas Gerais, ao Campeonato Mundial, Campeonato Sul Americano, Panamericano entre outras disputas em que já está inscrita.

"Vai ser uma maratona encarar tudo isso em pouco espaço de tempo", comenta a atleta. Por hora Bia tem se dedicado aos treinos que se intensificaram, aos trabalhos e projetos sociais, ao mesmo tempo em que realiza mais uma campanha, vendendo rifas para angariar fundos que possam ajudar a custear as despesas de viagens que pretende fazer para competir.

Bia visitou a redação do Jornal do Sudoeste para mais uma entrevista quando falou sobre o calendário de julho que vai estar repleto de competições. A primeira será em 14 de julho, em Franca (SP) quando ocorrerá o 1º Open de Jiu Jitsu. Em seguida ela viajará para o Rio de Janeiro onde nos dias 20 e 21 de julho terá pela frente o 1º Sul Americano de Jiu Jitsu para crianças. Quatro dias depois, em 25 de julho, ela estará em São Paulo para o Campeonato Mundial da categoria. Na sequencia tem ainda o Regional em Taquaritinga (SP) em 10 de agosto, o Interestadual de Jiu Jitsu em Rio Claro (SP) dia 24 de agosto, alem da etapa estadual do JEMG,em Uberlândia.

"Estou me preparado para tudo isso, treinando e me dedicando bastante", comenta Bianca. As atividades ocorrem durante toda a semana com aulas de judô na segunda, terça e quinta. De segunda sexta tem também as atividades de jiu jitsu sempre à tarde, porque pela manhã ela frequenta a escola. "As vezes são altas horas da noite ela está estudando porque também se dedica na escola e tem notas boas", conta a o pai Adriano Siqueira, orgulhoso dos destaques da filha. "Eu acompanho tudo de perto e a apoio em suas iniciativas", disse.

Tem dias que a maratona é tão intensa que as atividades ocorrem até mesmo aos sábados e feriados. "Tem professores que vêm nos finais de semana para aulas especiais e preparação específica", conta a lutadora. Ela cita que são muitos detalhes a serem observados como, por exemplo, manter o peso. "É preciso ter uma alimentação balanceada, necessário disciplina, saber conciliar treinos, fisioterapia, conciliar as atividades do clube, a academia e os projetos com muita dedicação", acrescenta. Aos sábados Bia ainda participa de um projeto em São Tomás de Aquino, que envolve a participação de crianças, jovens , adultos, homens e mulheres.

A expectativa é grande como sempre comenta Bianca. "Apesar das lesões estou sempre me preparando e continuo com os treinos fortes todos os dias, sempre tentando evoluir", diz. Por ter conquistado o título de campeã brasileira ela agora tornou-se o alvo a ser batido pelas adversárias. "Não é fácil manter um título tão importante e representar uma região tão grande. Aqui por perto não temos nenhuma outra campeã brasileira, isso aumenta a minha responsabilidade em querer manter a condição em que ela se encontra", avalia o pai Adriano.

Ele ressalta que Bia irá participar do segundo campeonato mais importante do mundo.  "Teremos competidores de alto nível, o Brasil é procurado por ter a nata do jiu jitsu, temos um nível de competição muito elevado", assegura a atleta.

Atletas ligados a Confederação Brasileira, outros da Federação Internacional de Jiu Jitsu vão estar nestas competições. Por isso ela também valoriza o seu título ao reconhecer "não é uma conquista qualquer" e emenda "vou querer sempre mais". Competidores de renomadas academias, grandes patrocinadores vão marcar presença, assim como atletas e professores que estão no auge e se destacam no cenário mundial vão disputar as lutas.

Rifas
Com toda a humildade Bia tem participado dos projetos e conquistado muitas amizades. "Trato a todas as pessoas da mesma forma, não sou melhor que ninguém. Não tem isso de ser estrela não", acrescenta. Ciente das muitas batalhas que tem pela frente, de maneira espontânea Bianca tem a cabeça feita para aquilo que quer que é galgar novos postos. "Agradeço demais aos meus senseis Rodrigo Teixeira, Fran Alves, Jones Soares, Roselane Barbosa, Marcos Fonte Boas, Janaína Dinis, Jader Sapulha, aos meus pais que sempre me apoiam, a equipe da Academia Figth Club. Também não posso deixar de mencionar a Unimed pelo apoio e suporte e também a vice-prefeita, Dilma Oliveira, por toda dedicação", enumera.

Diante de uma realidade diferente de outros competidores Bianca Siqueira vai à luta. Como ocorreu em outras vezes, agora, novamente ela está recorrendo à venda de rifas e a realização de uma ação entre amigos para angariar recursos para bancar as despesas nas viagens e competições que pretende participar. "Ganhei brindes de meus apoiadores como a Aline Cruvinel, Fernando Kiss a loja Nova Era que me doou uma camiseta de basquete e a grande amiga Daniela Neves que doou uma cesta de doces e serão sorteados 80 peças do Único Restaurante", cita.

Todo o material faz parte de uma rifa que está sendo vendida a R$ 2,00 o bilhete e será motivo de sorteio. Quem quiser adquirir o bilhete poderá entrar em contato através do Facebook www. face book.com/bianca.sique ira.3557 e também no instagram.

"É uma maneira que encontramos para obter a ajuda dos amigos, muitos querem colaborar, então podem nos procurar e também estamos nas ruas da cidade nesta campanha de arrecadação para esta finalidade. Desde já agradecemos aos amigos que doaram os brindes e também a todos que já estão colaborando conosco", conclui Adriano.