"Não foi desta vez". Foi assim que o técnico Betinho Alves, da equipe de futsal feminino, da E.E. Paraisense, se referiu após a partida disputada contra a E.E. Coronel Lourenço Belo, de Capitólio. O time lutou muito em quadra, mas saiu derrotado por 1 a 0 resultado que valeu o vice-campeonato na Fase Regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Outras atletas da escola ficaram com o terceiro e quarto lugares no handebol.
Os jogos das finais da etapa foram realizados no sábado, 29 de junho, em Baependi. No Handebol Masculino II, os meninos da E.E. Benedito Ferreira Calafiori perderam para E.E. Pedro de Alcântara, de Varginha, por 29 a 25. Com isso a equipe ficou com a quarta colocação. Na categoria I, a turma da E.E. Paraisense derrotou a E.E. São José, de Passos, pelo placar de 25 a 10 e ficou com o terceiro lugar.
No Handebol feminino I, as alunas da E.E. Paraisense ficaram também com a terceira colocação. Elas venceram por 16 a 10 o Colégio Imaculado Coração de Maria, de São Lourenço. Já a equipe da E.E. Comendador João Alves de Figueiredo não se classificou para os jogos finais desta etapa.
O principal jogo disputado no fim de semana pelas atletas de São Sebastião do Paraíso, valia o título de campeão no Futsal Feminino I. A E.E. Paraisense até que manteve a tradição e chegou às finais. Com uma equipe renovada, as meninas batalharam em quadra, mas não conseguiram a vitória. O time da E.E. Coronel Lourenço Belo, de Capitólio, levou a melhor e venceu por 1 a 0, deixando as paraisenses com o vice-campeonato.
O técnico Betinho Alves, campeão em outros anos enalteceu o trabalho das estudantes e o desempenho da equipe está em fase de renovação. "Estou aqui para agradecer mais uma vez pela dedicação e comprometimento dentro de quadra, sabemos que fomos melhores, mas nem sempre o melhor vence", disse.
Ainda assim ele ressaltou o empenho das jovens atletas. "O que fica de aprendizado é que pequenos detalhes influenciam e sabemos por quê. Nas próximas seremos ainda mais fortes", assegura. A jogadora Sarah Vieira, acrescentou que "não foi desta vez". "Mas, todas sabem que nós demos o máximo dentro de quadra", conclui.
Estadual
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sede-se), por meio da Subsecretaria de Esportes, atendendo ao grande volume de pedidos de gestores municipais que estiveram envolvidos na última semana na realização da etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais, prorrogou até a quarta-feira,3, o prazo para que os representantes escolares possam fazer as inscrições dos estudantes-atletas nas modalidades individuais e paralímpicas da competição para a fase estadual.
O prazo final se expiraria no último dia 28. Para se inscrever, basta acessar o site jogos escolares.esportes.mg. gov.br. Além das modalidades individuais e paralímpicas, nessa fase estadual, acontecem as finais dos esportes coletivos, com a participação das escolas campeãs nas seis regionais e os quatro primeiros do xadrez, em cada módulo.
As modalidades individuais incluem o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e vôlei de praia. Já nas paralímpicas estão o atletismo PCD, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goaball, judô PCD, natação PCD, parabadminton, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
Destinados a jovens de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares do Estado, os Jogos Escolares de Minas Gerais são promovidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).
A execução das competições é feita pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg). A fase Estadual dos jogos acontecerá em Uberlândia no período de 29 de julho a 3 de agosto.