CONGADO MINEIRO

Artista plástico fará exposição em Paraíso que homenageia o congado mineiro

Por: João Oliveira | Categoria: Cultura | 03-07-2019 09:35 | 4189
O artista plástico Márcio Cintra ao lado da obra
O artista plástico Márcio Cintra ao lado da obra "O grande congadeiro" Foto: Geovana Gonçalves

O artista plástico Márcio Cintra realizará em São Sebastião do Paraíso a exposição "Ritmo, Cores e Fé do Congado Mineiro", que acontece entre os dias 2 a 31 de julho na Casa da Cultura "Antônio Carlos Pinheiro de Alcântara", e contará com diversos trabalhos realizados ao longo de sua carreira. Márcio já realizou exposições em diversos locais do Brasil e do mundo, e vem se destacando no cenário artístico pela sensibilidade ao retratar esta dança folclórica tão característica em nossa região.

A relação de Cintra com a arte veio desde sempre. Natural de Furnas, com família natural de Jacuí e região rural do Morro Vermelho, mudou-se com os pais para São Paulo quando ainda era pequeno. Lá, esboçou seus primeiros trabalhos com desenhos, mas foi de volta a Minas que resolveu se dedicar à pintura. Autodidata, começou com a representação de naturezas mortas e foi evoluindo sua técnica.

"Foi a partir de 1996 que descidi começar a treinar a pintura. Minha escola de pintura foi ficar pintando objetos dentro de casa. Com isso, comecei a atrair a atenção e algumas pessoas, principalmente aqui em Paraíso, onde cheguei vender muitas telas. Minha vontade foi sempre fazer um trabalho retratando a cultura mineira, e o Congado é sua maior representação, mas demorei muito a chegar nisso", conta.

Sua retratação do Congado por meio da pintura foi fruto de muito trabalho de pesquisa e, após perceber que não havia artistas que trabalhavam essa temática, decidiu se enveredar por esse caminho. "A partir de 2015, percebi que era possível iniciar essa série sobre o Congado e comecei a viajar para outros lugares como Tiradentes e Araxá, para fotografar essa dança. Mas antes disso, eu já havia conseguido estabelecer uma carreira, até mesmo fora daqui. Tive duas telas expostas em Milão, em 2012; depois tive trabalho exposto no Memorial da América Latina", recorda.

O artista também chegou a ser convidado para fazer o cartaz da Festa de Barretos, que todos os anos é desenvolvido por artistas de renome do nosso país. "Já foram convidados artistas como Oscar Niemeyer, Romero Brito, Ziraldo entre outros. Foi um amigo de São Paulo, que também é artista, quem indicou o meu trabalho. Quando eu comecei a fazer esse trabalho sobre as Congadas, isto chamou muita atenção do meio artístico". No último ano, ele foi convidado a expor seu trabalho da Biblioteca Municipal de Belo Horizonte durante julho, e neste ano decidiu mostrar seu trabalho para Paraíso. As telas de Márcio também chegaram a aparecer no programa da Fátima Bernardes.

Entre seus trabalhos preferidos, ele destaca a tela "O grande congadeiro", que ilustra a exposição. "Gosto muito dessa tela, em especial por causa do tambor, tendo em vista os traços e a expressão do modelo. Acho que captou bem a grandiosidade do congadeiro ao bater o tambor", comenta. São muitos os trabalhos marcantes que os visitantes poderão conferir ao longo do mês.

Márcio recorda também que em 2016 o escritor Reynaldo Formágio havia tido contato com seu trabalho em um encontro de historiadores e entrou em contato com ele para pedir autorização para usar algumas de suas telas para ilustrar um livro. Naquela época, Reynaldo chegou a questioná-lo o porquê de não fazer uma exposição em Paraíso, mas somente este ano, quando procurou o coordenador de eventos do município, Everaldo Barbosa, é que a ideia ganhou forma.

"Acredito que será algo muito bom para Paraíso e para a região. Será uma exposição muito bacana, muita gente tem entrado em contato, as escolas então interessadas na visitação. Espero poder estar aqui quando receber a visita de uma escola, poder ver a reação dessas crianças e ver essa interação com a arte. Será um evento muito bacana e com boa repercussão. Isto também pode despertar o desejo em outras pessoas em também fazer arte e influenciar, assim como eu fui influenciado, por outros artistas", completa.

O EVENTO
A exposição acontece na Casa da Cultura no Espaço Galeria "Maria Urcia Grau", entre os dias 2 e 31 de julho, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e nos sábados das 8h às 13h. No dia 5, às 19h30, acontece a abertura do evento da exposição com diversas apresentações artísticas.

Conforme o coordenador de eventos, Everaldo Barbosa, toda a população está convidada para prestigiar o artista e as escolas que tiverem interesse podem agendar no Departamento de Cultura a visita no telefone 3531-7634. "De um modo especial, também convidamos a todos para o evento de abertura da exposição no dia 5, sexta-feira", completa.