Os alunos do Projeto Kano de Judô, Anna Flávia Oliveira, de São Sebastião do Paraíso, e Caíque Leandro Robusti, de Monte Santo de Minas, ficaram em primeiro e quarto lugar no Campeonato Paulista de Judô Sub 9 disputado em Vargem Grande do Sul (SP). O campeonato, que aconteceu no sábado (29/6), reuniu finalistas de outras etapas da disputa, e consagrou Ana Flávia como campeã em sua categoria. O feito foi inédito para o Projeto, que já existe há três anos em Paraíso.
Conforme a sensei Roselaine Barbosa do Carmo, idealizadora e coordenadora do Projeto desenvolvido na Secretaria de Esportes, esses alunos vinham se preparando há bastante tempo e para chegar à final tiveram que enfrentar etapas muito difíceis, e conseguir boas colocações para avançar na competição. “É um campeonato muito disputado. Faz três anos que estamos com este projeto e a Ana Flávia começou comigo quando ainda tinha cinco anos de idade”, conta.
É orgulhosa que a sensei Rose se lembra como conheceu a menina, filha do GM Jobert Marques e Ângela Barros. “A Aninha tinha apenas cinco anos quando chegou aqui. A época eu não iria deixar que crianças tão novas integrassem no Projeto, mas permiti que ela fizesse um teste pra ver se conseguiria acompanhar as crianças maiores, e deu certo. Logo nas primeiras aulas ela me mostrou que tinha talento, mas tinha algo dentro dela muito mais importante do que o talento, havia uma força, uma determinação”, recorda.
A participação da família também foi importante nesse processo e, conforme destaca Rose, familiares deram muito apoio à pequena. “Sempre a incentivaram muito. Eles ajudam bastante à filha, levando-a para onde é possível levar. A questão financeira ainda é um desafio e às vezes a criança não consegue competir em alguns campeonatos por falta de recursos, mas os pais fazem de tudo para que ela possa continuar participando dos eventos que têm. Eu estava muito confiante que ela alcançaria uma vitória, porque a Aninha treinou e suou muito para chegar lá bem preparada”.
Apesar da pouca idade, Anna Flávia venceu todas as etapas, enfrentado atletas até mais experientes que ela, chegando ao primeiro lugar. “É uma conquista muito importante para a cidade. Esse campeonato abre vaga para ela poder disputar o Brasileiro. Para nós, a conquista também é muito importante, porque o Projeto está no seu início e quando chegamos nessas competições nos deparamos com crianças que estão há muito mais tempo treinando. A Anna começou bem pequena. É uma dedicação de toda a família e que possibilitou essa conquista grandiosa e que para a cidade é algo muito bom”, finaliza.