TORNEIO

9ª edição do Torneio Escolar Municipal continua em andamento em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 06-07-2019 10:31 | 8798
Competição reúne estudantes atletas da rede municipal de ensino para competições em diversas modalidades
Competição reúne estudantes atletas da rede municipal de ensino para competições em diversas modalidades Foto: Reprodução

Foi dada a largada para a realização da 9ª edição do Torneio Escolar Municipal, tradicional evento esportivo idealizado e organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião do Paraíso, através dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação. O Torneio Escolar Municipal é realizado desde o ano de 2010, e durante esses anos, alunos/atletas das 12 Unidades Escolares Municipais, da zona urbana e rural, podem participar de diversas competições esportivas, onde além das disputas, a integração de todos os participantes é muito considerada. 

A 9ª edição do Torneio Escolar Municipal está sendo disputada por alunos/atletas divididos em duas categorias. Uma delas é a Fundamental 1 para alunos de até 11 anos (nascidos entre os anos de 2008, 2009 e 2010). Serão realizadas competições nas modalidades de atletismo (corrida de 60 metros, corrida de revezamento misto 4x60 metros), salto em distância, lançamento da pelota, queimada, cabo de guerra, futsal, handebol e ginástica.

A outra categoria é o Fundamental 2 estudantes de até 15 anos (nascidos entre os anos 2004, 2005 e 2006). Os competidores disputarão prova de atletismo com corrida de 100 e 1.000 metros rasos, reve-zamento misto 4x100 metros, arremesso de peso, lançamento do disco, lançamento do dardo), peteca, queimada, voleibol, futsal, handebol, ginástica  e cabo de guerra.

Conforme Alessandra Márcia Montanhini Volpe, professora da E.M.Napoleão Volpe, situada na zona rural de São Sebastião do Paraíso, os alunos esperam ansiosamente pela realização do Torneio Escolar Municipal. "Meus alunos ficam empolgados com a oportunidade de poderem competir nas diversas modalidades que fazem parte do programa esportivo do evento" afirma. Ela comenta que é oportunidade de utilizar o esporte como instrumento de formação. "São momentos lindos, onde podemos perceber como o esporte pode funcionar como ferramenta de integração e inclusão social", define.

Para o professor Sílvio de Almeida, da E.M.Francisco Daniel, o Torneio Escolar Municipal, favorece a participação de uma grande quantidade de alunos e faz com que eles se interessem pela prática esportiva. "As aulas de Educação Física ficam mais atrativas e os alunos tem a oportunidade de vivenciar diversas modalidades" disse o professor.

De acordo com a programação divulgada os alunos da categoria Fundamental 2, foram os primeiros a entrar em quadra para as disputas que se iniciaram no dia 02 de julho e tem previsão de encerramento para o dia 12 de julho de 2019.

Na segunda-feira,8, a partir das 8 horas, na Arena João Mambrini, acontecerá a tradicional cerimônia de abertura do 9º TEM, momento em que alunos de todas as escolas participantes, juntamente com seus professores, oficializarão o início do evento. Também marcará o início das competições da categoria Fundamental 1.

Além dos tradicionais desfiles das delegações, acendimento da pira olímpica, está programado uma apresentação do Projeto Florescer de Ginástica Rítmica, que é coordenado pela professora Mylena Bujato. As competições estão acontecendo em diversos locais como a E.M.Ibrantina Amaral, E.M. Wulfida Marcolini, Praça de Esportes Irmãos Capatti (campão municipal) e Arena Olímpica.

Para a Secretária Municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, o Torneio Escolar Municipal, vai muito além das tradicionais disputas. O evento proporciona um intenso intercâmbio entre os alunos e professores da Rede Municipal. "A realização do TEM, talvez seja um dos momentos em que conseguimos fazer a interação e integração da maior quantidade de alunos e professores da Rede Municipal de Educação. Desejo que o espírito esportivo envolva cada aluno/atleta, pois tenho a certeza de que a maior festa é a oportunidade de poder participar desse importante evento, o qual tantas alegrias propicia a toda nossa comunidade escolar, comentou a secretária.

De acordo com Murilo Pessoni Neves, professor da E.M. Interventor Noraldino Lima e coordenador geral dos jogos, o evento já é consolidado no calendário da Secretaria Municipal de Educação e do município, pois, desperta enorme interesse. Esta edição deve contar com a participação de quase 1000 alunos/atletas.

Segundo ele, todos trabalham arduamente para que tudo ocorra da melhor maneira e principalmente para que os alunos possam desfrutar de momentos prazerosos e possam utilizar os jogos para aprender o respeito, solidariedade, humanismo e cooperação.