BASQUETE

Campeonato homenageia Luizão, professor e mestre do basquete

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 21-07-2019 09:10 | 2925
Luiz Roberto Oliveira, o nosso Luizão
Luiz Roberto Oliveira, o nosso Luizão Foto: Arquivo

Um torneio de férias voltado para a valorização do basquete e que tem dois objetivos específicos. Assim pode ser definido o campeonato que está sendo realizado em São Sebastião do Paraíso e que reúne atletas de várias gerações amantes do esporte que tem como princípio o arremesso da bola ao cesto. "Queremos com esta competição prestar mais uma homenagem ao nosso professor e mestre Luiz Roberto Oliveira, o nosso Luizão que tanto dedicou ao basquete da nossa cidade. Também queremos despertar nas nossas crianças e jovens o interesse por este esporte que para nós é uma grande paixão", afirma Lucas Alves, o Lupita.

A realização do torneio neste ano é mais uma ação de resgate do basquete na cidade. Paraíso que já teve fortes equipes em disputa do JIMI (Jogos do Interior de Minas) e outras competições, depois até formou times profissionais com participação em campeonatos estaduais, regionais e outras disputas. "Tivemos o primeiro torneio em dezembro de 2012 com a participação de cinco equipes e os Veteranos foram os campeões", relembra Lucas.

Em seguida, por vários anos a disputa ficou inativa, devido a falta de incentivos. Somente em 2015 com a formação de uma nova equipe adulta para defender as cores de São Sebastião do Paraíso é que o basquete voltou a ser praticado com ênfase nas quadras. "A iniciativa tem a função de reacender de vez, a chama do basquete na nossa cidade", diz Lupita. Ele é organizador do torneio e também dirigente do Instituto Paraíso Basquete, time que nos últimos anos representa o município paraisense em vários campeonatos regionais.

Lupita relata que neste ano o campeonato tem a participação de seis equipes formadas por atletas de várias gerações. "Queremos reacender de vez a chama do basquete em Paraíso. Queremos trazer experiência de mesclar várias gerações com atletas de 16 a 50 anos, sendo que todos os atletas tiveram formação do nosso querido professor Luizão e é ele quem dá nome ao troféu em disputa, por tudo que fez pelo basquete da cidade", acrescenta.

O torneio tem a participação das equipes Joinha de Ouro, Enem"s Doormans, Paraíso Bucks, Os Canalhas, Time Teu e ABCD Basketball. Os jogos acontecem no ginásio do Centro Social Urbano II, com jogos as quartas e sextas-feiras. A final será realizada na Arena João Mambrini.

"Todas as equipes têm a mescla de três ou quatro atletas de diferentes gerações do nosso basquete. Esta mistura é interessante por possibilitar que os mais novos aprendam com os mais experientes e vice versa", acrescenta o organizador. Praticamente todos os atletas passaram pelas mãos ou tiveram algum contato com o professor de basquete homenageado.

A primeira rodada foi realizada no dia 12 de julho com três jogos. Foram reunidos cerca de 50 praticantes. "Os jogos serão realizados durante este período de férias já que alguns atletas estudam fora. O encerramento deverá ocorrer no primeiro fim de semana de agosto", anuncia Lupita.

"É muito importante realizarmos este tipo de torneio para fomentar o basquete na cidade e reacendermos uma paixão antiga. Este movimento visa reacender o interesse pelo basquete motivando as crianças, adolescentes, jovens e adultos a praticarem cada vez mais, basta apenas ter vontade", completa.