Emoção, velocidade, adrenalina, superação, cidadania e muita emoção. Estes são apenas alguns dos ingredientes de mais uma edição do Rally dos Sertões. Desde a quarta-feira, 21, a área de box está aberta para receber os competidores que a partir deste sábado,24, terá a largada em Campo Grande (MS) para uma oito dias de provas até a chegada em Crateus (CE). O piloto de moto Francine Rossi é presença garantida e é o representante de São Sebastião do Paraíso em mais um ano de competições.
O desafio está feito, serão cerca de 4.800km de percurso, sendo 2.832km de especiais com terrenos variados e dificuldades das mais diferenciadas. A prova deste ano teve recorde de inscritos com 187 veículos entre carros, motos, UTVs e quadriciclos, onde estão os 302 competidores entre pilotos e navegadores com 60 carros sendo 43 (Cross Country) e 17 (Regularidade), três estrangeiros (2 pilotos e 1 navegador) entre outras atrações. Tem também 66 motos e seis quadriciclos UTV’s. A corrida mais importante do off-road nacional tem a presença de representantes de 163 cidades brasileiras e de 21 estados, além do Distrito Federal. Tem ainda a participação de 11 estrangeiros e 12 mulheres.
Novamente neste ano o piloto paraisense Francine Rossi é o representante de Paraíso na corrida. Em entrevista ao Jornal do Sudoeste, no início da tarde de quarta-feira (21/8), já de malas prontas para a viagem para o Mato Grosso do Sul ele atendeu a reportagem e falou sobre a expectativa de mais uma competição. “O desafio será grande, estamos partindo visando bons resultados principalmente na classificação geral”. No ano passado o piloto paraisense conquistou o terceiro lugar na categoria "Marathon" e foi o 12º colocado na geral em sua categoria.
O Rally dos Sertões completa neste ano a sua 27ª edição e é apontada como sendo o maior rally das Américas e o segundo maior do mundo. De acordo com Francine Rossi “é uma prova de superação, além do que por mais que você se prepare é sempre uma caixa de surpresa e das boas”, assegura.
Integrante da equipe Brasil Moto Tur (BMT) ele vai utilizar uma moto Yamaha WE450 F. “É sempre uma prova de alta velocidade que exige muito do piloto e das motos estaremos trabalhando com o equipamento no limite”, destaca.
A adrenalina é total, com grandes aventuras e muitos obstáculos a serem superados. “Teremos dia em deverão ser percorridos trajetos com mais 500 quilômetros de extensão”, observa. Um dos trechos de maior dificuldade será a travessia do Jalapão.
Como preparação para o Rally dos Sertões Francine participou de algumas provas do Brasileiro de Rally Cross Country e também de algumas etapas de Rally Baja. “É sempre uma grande emoção poder competir e estar presente nestas provas junto com os amigos enfrentando desafios e nos divertindo”, comenta.
A competição desta semana também tem o caráter de treino e de luxo para uma prova internacional que o piloto pretende participar. “Também vai valer como preparação para o Campeonato Mundial que acontecerá no mês de outubro, em Portugal. Nas motos estaremos em apenas dois ou três participantes brasileiros”, antecipa.
Social
O Lado Social, conhecido pelo trabalho do S.A.S. (Saude e Alegria nos Sertões), praticamente dobra a sua capacidade de atendimento das populações sertanejas por onde o Sertões passa. Cidades remotas com população carente recebem atendimento médico de ponta, graças aos quase 1.000 voluntários e 4 carretas médicas. Segundo o piloto paraisense "este é um dos lados e um dos aspectos mais bonito do Rally dos Sertões, por ser feito um trabalho social de grande alcance nas comunidades próximas ao percurso feito pelas equipes", comenta Francine Rossi.
O projeto Social do Sertões, S.A.S., é provavelmente o mais abrangente entre todas as ações sociais ligadas ao esporte no país. Mais de 60 médicos voluntários viajam acompanhando a prova em quatro carretas ambulatório. Eles atendem a população nas especialidades de oftalmologia pediátrica (óculos para as crianças), ginecologia, oncologia, dermatologia e odontologia. Em casos de pacientes mais graves o S.A.S. continua com o tratamento depois da prova através da telemedicina. O projeto é apoiado pelo Hospital Albert Einstein e pela farmacêutica Roche.
Desde a quarta-feira, 21, com a abertura dos boxes até sexta-feira,23, intensificam-se os preparativos com a chegada das equipes, dos pilotos e dos veículos. Neste período acontecem eventos promocionais como entrevistas coletivas, carreatas e outras atrações envolvendo os participantes.
A prova começará neste sábado, 24, com a largada que marca o início oficial da prova. A partir das 7 horas, horário de Campo Grande, haverá o posicionamento dos veículos no parque fechado. Às 8 horas, a turma se alinha para a foto oficial dos competidores.
A partir das 8h15 será dada a bandeirada para a tomada de tempo que permite a formação do grid de largada. Pela ordem, primeiro partem as motos e quadriciclos, depois os UTV"s e em seguida os carros.
Errata: Por uma falha da reportagem, o Jornal do Sudoeste publicou de forma equivocada em sua edição impressa de quarta-feira, 21, a matéria sobre o Rally dos Sertões. Em tempo esclarecemos que Ulisses Marinzeck Filho não mais participa de competições e o caminhão que ele utilizava foi comercializado, sendo que o comprador é quem está rodando com o veículo em Paraíso e região. Pedimos desculpas pela nossa falha. Da Redação – Roberto Nogueira.