Um grupo de estudantes de São Sebastião do Paraíso esteve em Varginha em passeio turístico e uma visita guiada pela cidade como parte das atividades do concurso EPTV na Escola 2019, promovido pela emissora. Após a realização de outras etapas do certame, a partir de setembro serão conhecidos os 40 alunos semifinalistas do projeto. Neste ano o tema que está sendo desenvolvido nas escolas aborda a questão das Fake News e tem como título “Quando a mentira parece verdade”.
A visita dos estudantes paraisenses ocorreu no dia 19 de agosto e foi realizada juntamente com alunos de estabelecimentos escolares dos municípios de São Tomás de Aquino, Monte Santo de Minas e Arceburgo.
Os estudantes foram acompanhados pelas professoras Ivone Cintra e Ana Paula Cardeal. Em Paraíso o projeto teve a participação de 20 escolas e o total de 813 alunos. Foram 107 estudantes de seis escolas da Rede Municipal de Ensino, 616 de nove estabelecimentos da Rede Estadual, além de 92 oriundos de cinco escolas particulares.
A partir de setembro será a o desenvolvimento da fase semifinal. Jornalistas da EPTV farão a pré-seleção dos trabalhos que irão concorrer na fase final. Ao todo serão 40 semifinalistas que serão conhecidos no dia 16 de setembro. No dia 23 serão divulgados os nomes dos 10 finalistas.
A partir de outubro a emissora inicia a produção e edição de reportagens com cada um deles que serão exibidas a partir do dia 28.
Abrangência
Neste ano na região Sul de Minas o concurso tem a participação de 127, dos 160 municípios da área de cobertura da emissora que aderiram ao projeto. Ao todo são 18.917 alunos que fizeram a redação e 1.300 visitam a EPTV. A premiação dos finalistas acontece no dia 31 de outubro.
O concurso propõe uma reflexão sobre as “Fakes News” que estão em evidência nos dias atuais. A ideia é estimular os alunos a escreverem sobre o quanto isso pode afetar a vida deles e de pessoas envolvidas.
O projeto tem a missão de incentivar a reflexão de temas de interesse da comunidade, premiando os melhores trabalhos de estudantes das redes municipal e estadual, escolas particulares, do SESI e EJA – Educação de Jovem e Adulto. Inicialmente, na primeira fase, os autores de textos foram selecionados pelas secretarias municipais de educação ou Diretoria Regional de Ensino de cada município.
A partir desta escolha é que foram definidos aqueles que tiveram a oportunidade de visitar as sedes das emissoras em Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São Carlos (SP) e Varginha (MG). Durante as visitas os alunos puderam conhecer os profissionais, visitar redações e estúdios e tirar dúvidas sobre como são produzidos os telejornais regionais.
Relação dos alunos selecionados na Etapa Municipal do Projeto EPTV na Escola 2019 São Sebastião do Paraíso- MG
Professora: Luciene Garcia de Figueiredo
Colégio Galileu
Professora: Jaqueline de Oliveira Izá
Colégio Paula Frassinetti
Professor:Tiago Rodrigo Martins
Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori
Professora: Maria Apareci-da Dizaró
Escola Estadual Clóvis Salgado
Professora: Natália Lovo de Carvalho Rezende
Escola Estadual Paraisense
Escola Estadual Paula Frassinetti
Professora: Ana Paula de Medeiros Cardeal
Escola Municipal de Ter-mópolis
Professora: Ivone de Fátima Cintra
Professor: Sebastião Au-gusto Sobrinho
Escola Municipal Francisco Daniel
Professora: Cristina Maria de Oliveira
Escola Municipal Napoleão Volpe