A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, conforme divulgou, deverá iniciar ainda neste ano a substituição do sistema de iluminação pública em duas das principais ruas da cidade, a Pimenta de Pádua e a Dr. Placidino Brigagão. O anúncio foi feito pelo prefeito Walker Américo Oliveira que confirmou também que a partir de 2020 pretende levar a melhoria para todas as praças públicas de Paraíso. Embora os investimentos anunciados sejam realizados com recursos próprios, a Cemig realiza periodicamente chamadas públicas com propostas de realização de projetos de eficiência energética com objetivo de baratear custos e otimizar o uso da energia.
Segundo informações, a Prefeitura está em fase final de levantamento de custos para iniciar o projeto. A ação consiste na substituição das lâmpadas convencionais da iluminação pública por luminária com tecnologia LED consideradas mais modernas, econômicas e eficientes.
Walkinho salienta que "todas as praças são manutenidas com as potências existentes e temos projetos em estudos para melhorias e implantação de led em 2020 nas praças Comendador João Alves e Comendador José Honório".
Walker lembrou ainda que quando assumiu a administração a cidade estava com um grave problema de segurança devido a falta de manutenção no sistema de iluminação das ruas e praças.
Na época foi anunciado que 9.677 pontos passariam a ser observados sobre a necessidade de reparos, após o acerto com o pagamento da empresa responsável pelos serviços que foram realizados na cidade e também nos distritos de Guardinha e Termópolis. Com a atualização do serviço o prefeito disse que 99% da cidade está funcionando de forma adequada.
Programa
As novas luminárias já vêm preparadas para que, futuramente, a prefeitura possa implementar um sistema de telegestão da iluminação pública. Este sistema possibilita que, por meio de software, seja feito o gerenciamento remoto de todos os pontos de iluminação, permitindo que, casos de problemas com alguma luminária, a prefeitura atue com mais rapidez e eficiência para que a ocorrência seja sanada.
A Chamada Pública de Eficiência Energética ocorre anualmente desde 2015 e integra as iniciativas do Programa Energia Inteligente da Cemig, que é regulado pela Aneel.
Anualmente a Cemig disponibiliza o edital para captação de projetos e de eficiência energética. A iniciativa realizada com recursos do Programa Energia Inteligente contempla unidades consumidoras como indústrias, residências, comércios, serviços, poder e serviços públicos, rural e iluminação pública. A seleção pública de projetos tem o intuito de democratizar a participação dos consumidores e instituições públicas e privadas.