A Mostra de Trabalhos Educacionais (Mostraeduca) realizada por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal em São Sebastião do Paraíso chegou à sua quinta edição. Neste ano as atividades foram realizadas nos dias 19 e 20 de setembro, com momentos distintos. No primeiro, na Casa da Cultura, houve a exposição de trabalhos e no dia seguinte já no Teatro Municipal Sebastião Furlan, ocorreram apresentações artísticas que emocionaram o público.
A mostra foi idealizada pelas assessoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, Marília de Souza Neves e Ana Paula de Brito Pelúcio. O trabalho, no geral, teve o respaldo da Secretaria Municipal de Educação e por toda a equipe dos anos finais, que envolveu a colaboração e participação de diretoras, coordenadores pedagógicos e professores.
Mais de 500 estudantes expuseram cartazes, maquetes, pesquisas feitas, textos produzidos, obras de arte e resultados de experiências científicas.
De acordo com Marília Neves, um dos principais objetivos da prática é expor os trabalhos pedagógicos significativos. A iniciativa também visa destacar os trabalhos interdisciplinares realizados com êxito, além de propiciar aos estudantes o contato com as expressões artísticas de forma contextualizada e compartilhar as experiências pedagógicas bem-sucedidas com as demais unidades escolares municipais.
Também durante as apresentações os alunos propuseram jogos e desafios aos convidados e, de modo interativo, despertaram a atenção dos participantes. Nesse sentido, os componentes curriculares Língua Portuguesa, Arte, História, Geografia, Ciências, Língua Inglesa, Matemática, Ensino Religioso e Geometria foram retratados de forma interdisciplinar, comprovando a importância das conexões entre conceitos, conteúdos e aprendizagem significativa.
Os alunos também tiveram a oportunidade de apresentar paródias referentes ao meio ambiente e à trigonometria, peças teatrais relativas a crônicas, a obras literárias estudadas e à preservação das águas, além de uma pantomima. Para a assessora pedagógica, Ana Paula Pelúcio, o evento propiciou não apenas um encontro de todos os educandos do Fundamental II da Rede Municipal de Ensino, mas possibilitou uma troca de experiências e aprendizagens, com uma grande confraternização entre esses jovens.
"A Mostreduca foi um sonho que conseguimos realizar pelo quinto ano, por meio da parceria com professores, alunos, coordenadores pedagógicos e diretoras escolares", explica. Em seguida completa dizendo que "as apresentações dos trabalhos nos deixaram muito emocionadas, estavam belíssimas, repletas de criatividade e sensibilidade, evidência de que foram preparadas com muita dedicação e afeto".
Marília Neves, que também é assessora pedagógica, assegura que esta iniciativa corrobora os pressupostos de uma gestão preocupada com o protagonismo juvenil e com o reconhecimento do trabalho docente desenvolvido com competência e responsabilidade.
"A Mostreduca é uma valiosa oportunidade de os alunos usarem a comunicação eficaz, a argumentação, a resolução de conflitos, ouvindo com atenção o que os outros têm a dizer, respeitando as diferenças e expressando suas múltiplas linguagens", avalia. Ela acrescenta ainda que deste modo, "desenvolvem as competências socioemocionais, tão necessárias para o equilíbrio e o bem-estar do indivíduo", finaliza.
A secretária municipal de educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, enfatizou a importância do evento para o desenvolvimento integral dos alunos. "Fiquei bastante feliz com o resultado dos trabalhos expostos, com a explicação dos estudantes sobre os conteúdos aprendidos e com o envolvimen-to de todas as unidades escolares municipais que têm anos finais. Tenho certeza de que os nossos professores se empenharam muito, pois, estão comprometidos com a educação de qualidade".
Allunos ficaram satisfeitos com as apresentações. O prefeito Walker Américo Oliveira prestigiou a mostra, conversou com estudantes, professores e relembrando sua época de estudante.