EDUCAÇÃO

Inspetores escolares da 24ª SRE fazem de formação da Secretaria de Educação

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 01-10-2019 19:50 | 2110
Primeira formação com inspetores realizada pela Secretaria de Estado da Educação ocorreu em agosto
Primeira formação com inspetores realizada pela Secretaria de Estado da Educação ocorreu em agosto Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e o Instituto Unibanco promovem formação voltada para inspetores escolares da rede estadual que atuam nas 24 Superintendências Regionais de Ensino (SRE). Nestas unidades está sendo implementado o programa Jovem de Futuro, atividade que é focada na gestão escolar, a formação abordará elementos da execução de planos de ação, monitoramento e avaliação. Esses elementos compõem o método de gestão voltado à educação desenvolvido pelo Instituto. A Secretaria, regionais e escolas estão em fase de planejamento e, a partir da formação, irão iniciar a etapa de execução do circuito de gestão.

A formação é dividida em turmas, sendo que a primeira já está recebendo o treinamento iniciado na terça-feira, 1º de outubro e que vai até quinta-feira, 3. A segunda etapa da capacitação será realizada entre os dias 8 a 10 de outubro quando será passado novamente o conteúdo referente a  gestão escolar para resultados de aprendizagem.

Os encontros darão sequência a uma série de formações que estão sendo promovidas para as equipes envolvidas na implantação do Jovem de Futuro.

Conforme a SEE, o Governo de Minas lançou este ano o programa Gestão pela Aprendizagem, que busca, dentre outros resultados, a melhoria do aprendizado. A proposta visa também o aumento da permanência dos estudantes do Ensino Médio e, nessa direção, constituiu parceria com o Instituto Unibanco, por meio do programa Jovem de Futuro.

A parceria envolve governança, formação, assessoria técnica, análise de dados, avaliação, sistemas tecnológicos e produção de conhecimento focados no aprimoramento contínuo da gestão da educação para o desenvolvimento pleno dos estudantes com redução de desigualdades educacionais nas escolas públicas de ensino médio.

Em 2019, o programa está sendo implantado em 1.296 escolas do Ensino Médio Regular que atendem a mais de 500 mil estudantes e estará em toda a rede estadual de ensino médio, formada por 2.333 escolas, até 2022. A primeira turma da formação "Oficinas de protocolos do circuito de gestão escolar - etapas de execução e sistemática de monitoramento e avaliação de resultados" (1º a 3 de outubro) será composta por representantes de 17 regionais, incluindo a de São Sebastião do Paraíso. A segunda (8 a 10 de outubro) contemplará as SRE"s Metropolitanas A, B e C; Conselheiro Lafaiete; Divinópolis; Juiz De Fora; São João Del Rei e Varginha. As atividades estão programadas das 9h às 18h, no Hotel Dayrell, em Belo Horizonte, e serão ministradas pela equipe do Instituto Unibanco.