A aprovação nesta semana do projeto "Câmara Cultural" pretende transformar as dependências do Legislativo Paraisense em um salão de exposição de artes. A proposta é utilizar alguns espaços internos da Casa para exposição de trabalhos artísticos mediante convocação pública, assegurada a igualdade de participação. A iniciativa segundo os vereadores paraisenses surgiu a partir de visitas a outras câmaras municipais da região.
Na justificativa ao projeto é argumentado que a Câmara tem o dever e o interesse em promover a cultura para que todos os cidadãos. A medida terá um caráter mais amplo do que a municipalidade já que segundo o texto também se destinará para aqueles que visitam a cidade, tenham a oportunidade de conhecer mais de perto a riqueza cultural das pessoas e de toda história da região. "Além disso, a Casa Legislativa torna-se um espaço aberto para as exposições de ideias, liberdade de opiniões, incentivando artistas de diversas áreas a saírem do anonimato e apresentarem seus trabalhos artísticos. Tudo isso aliado também à formação, à cultura e à comunicação", assegura.
Conforme o projeto, as exposições terão caráter temporário, com atualização mínima a cada quinze dias e máxima a cada 30 dias, podendo o prazo ser estendido caso não haja o envio de novos trabalhos ou com autorização da Presidência.
Para o "Câmara Cultural," serão considerados trabalhos artísticos obras de composição musical, arquitetura, pintura, texto, poesia, dentre outros. De acordo com a vereadora Cidinha Cerize, a iniciativa surgiu a partir de visitas a outras câmaras municipais. "Nem todo mundo tem acesso e é muito agradável a gente chegar na Câmara e ver uma exposição de uma obra, de um quadro, de fotos e outras expressões artísticas culturais", avalia.