XADREZ

Irmãos de Paraíso buscam patrocínio para disputar Sul-americano de Xadrez Escolar

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 16-11-2019 10:42 | 3047
Garotos são elogiados pela dedicação ao xadrez e merecerem disputar a competição internacional
Garotos são elogiados pela dedicação ao xadrez e merecerem disputar a competição internacional Foto: Redes Sociais

Os irmãos Luiz Gustavo Gabriel dos Santos e Luiz Felipe Aparecido dos Santos estão próximos de realizar um grande sonho. Depois de participarem em setembro do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar realizado em Caxambu (MG), tão bom foi o desempenho obtido que eles conquistaram vaga para o Campeonato Sul-americano da categoria que acontecerá nos dias 13 a 15 de dezembro, em Foz do Iguaçu (PR). O grande desafio de agora é obter patrocínio para custear as despesas e alcançar os objetivos da disputa de uma competição internacional.

Para realizar este intento a família dos garotos está realizando uma campanha para tentar obter recursos e custear parte das despesas que a viagem exige. A estimativa é de que haverá um gasto em torno de R$ 2 mil para a participação do campeonato internacional. Os gastos são relacionados a inscrições, transportes, alimentação e hospedagem. "Optamos por ficar nos alojamentos para reduzir os custos, caso fôssemos ficar em hotel", comenta Meyre Santos, que é mãe de dos meninos e acompanhará os jovens talentos de paraisenses.

Ela destaca que os enxadristas têm 8 e 10 anos, respectivamente, e disputam a categoria sub-8 e sub-12. "Recentemente disputaram o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar e terminaram na oitava colocação", relata a mãe cheia de orgulho. Agora o desafio é participar do Sul-americano fazendo jus a vaga conquistada. "É uma viagem longa, eles precisam de apoio e nós estamos pedindo  ajuda e estou me organizando para pode levá-los até Foz do Iguaçu, para que eles representem São Sebastião do Paraíso", conta Meyre.

Conforme a mãe, Luiz Gustavo e Luiz Felipe são dedicados ao xadrez e por isso estão se destacando. Eles participam das atividades do Clube de Xadrez e são treinados pelo professor Dwlyan Santos onde são bastante elogiados. Quem os referenda é professor e mestre de Xadrez, Gerson Peres Batista. "Estive com estes garotos em Caxambu em setembro. São dois garotos que tem um futuro brilhante pela frente e merecem todo o apoio da comunidade", comenta.

No campeonato Brasileiro participaram cerca de 530 competidores em um evento que reuniu quase 1.500 pessoas envolvendo técnicos e pais. "Eles conquistaram o oitavo lugar confirmando a excelente fase", diz.

Numa análise mais profunda, Gerson ressalta que os irmãos possuem quatro características essenciais para se tornarem grandes enxadristas. "Eles são inteligentes, muito dedicados possuem talento, têm perfil para o xadrez, além de terem dedicação e vontade. Eles gostam de treinar e principalmente tem o apoio da família", destaca. De acordo com Gerson os meninos tem tido desempenho fantástico a ponto de nas disputas no Clube de Xadrez de Paraíso vencer com frequência até mesmo jogadores adultos da cidade.

Quanto à viagem dos meninos Gerson ressalta que são mais de dois mil quilômetros para ida e volta e confirma que as despesas são altas. "Destaco que o Município já tem ajudado o Clube de Xadrez com a infraestrutura onde eles treinam e estão desenvolvendo o potencial", relata.

Gerson, também estará em Foz do Iguaçu, onde atuará como técnico de um jogador do Mato Grosso do Sul. "Acredito que a família que está promovendo esta campanha vai conseguir obter êxito porque eles são merecedores. Também estamos tentando fazer a nossa parte, ajudando dentro do possível junto com outros colaboradores", observa.

Pessoas e empresas interessadas em ajudar os irmãos podem procurar o Clube de Xadrez de Paraíso, ou mesmo a mãe Meyre Santos, com contatos a partir da Redação de Esportes, do Jornal do Sudoeste, no horário comercial. A competição será realizada entre os dias 13 a 15 de dezembro.

O II Campeonato Sul-americano de Xadrez Escolar é um evento promovido pela Confederação de Xadrez das Américas-FIDE América, com apoio da Confederação Brasileira de Xadrez, que acontecerá no Hotel Foz do Iguaçu.