POLE POSITION

Amor por Interlagos

Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 16-11-2019 11:05 | 1659
Lendário carro do primeiro título de Ayrton Senna andou em Interlagos
Lendário carro do primeiro título de Ayrton Senna andou em Interlagos Foto: Motorsport Images

Enquanto eu escrevia esta coluna, um momento histórico aqui, em Interlagos. De repente um ronco de motor diferente fez todo mundo olhar pela janela da sala de imprensa do autódromo. Era a McLaren MP4/4 Honda-Turbo de 1988, com a qual Ayrton Senna venceu o seu primeiro campeonato de Fórmula 1. No volante, Bruno Senna, sobrinho de Ayrton, que fez quem estava no autódromo reviver momentos mágicos na tarde nublada de quinta-feira, desfilando com a bandeira do Brasil tal qual o tio tantas fezes fez pelo mundo afora; aqui em Interlagos, duas vezes, 1991 e 93.

Foi a primeira vez que o modelo MP4/4 andou em Interlagos já que em 1988 o GP do Brasil era disputado no extinto autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

"Ah, Interlagos, que bom te reencontrar, sentir o seu cheiro, respirar o seu ar, pisar neste asfalto repleto de histórias, por onde grandes ídolos da Fórmula 1 deixaram a borracha de seus pneus".

Me faz bem estar aqui onde presenciei grandes momentos dos tempos de arquibancada e mal podia imaginar que um dia eu estaria do outro lado da pista, dentro do paddock, da sala de imprensa! É um grande barato, um sonho que sonhei cada vez que eu vinha ao GP do Brasil e enfrentava sol, chuva, calor e frio, além de "dormir" na fila à espera dos portões se abrirem no dia da corrida. Agora divido a sala de imprensa com profissionais do mundo inteiro que cobrem este esporte fantástico. Alguns dos quais eu lia e aprendi muito desde a juventude e que ainda estão na ativa contando a história.

Interlagos faz bem para a Fórmula 1 e a Fórmula 1 se encaixa bem em Interlagos. Mesmo com as polêmicas e os riscos que envolvem a renovação do contrato com a prefeitura de São Paulo, que expira ao final do ano que vem, ainda está longe de sair do papel a tal história de um novo autódromo em Deodoro, no Rio de Janeiro. E quem saiu em defesa de Interlagos nesta semana foi ninguém menos que Lewis Hamilton, que demonstrou amor pela pista paulistana e se mostrou contrário com os prováveis gastos com dinheiro público na construção de outro autódromo sendo que Interlagos está dentre as melhores pistas do campeonato.

Interlagos é a garantia da Fórmula 1 no Brasil, até porque, sabemos que se ela sair daqui, em pouco tempo irá embora do país e não voltará mais

A maioria dos pilotos que vêm aqui todos os anos sentem prazer em correr pelos 4.309 metros de Interlagos, premiado por uma topografia que mescla subidas e descidas e que acabou gerando uma pista bastante técnica e desafiadora que esconde segredos a cada tangência, a cada freada. Até o clima é parte integrante das particularidades da pista. A chuva muitas vezes é um elemento a mais para fazer ferver a cabeça de engenheiros e pilotos.  

A Fórmula 1 fincou raízes por aqui desde que chegou em 1972. A paixão do brasileiro pela categoria é enorme, não por acaso somos o país que mais dá audiência televisiva em todo o mundo. Ano passado mais de 150 mil pessoas passaram por Interlagos durante os três dias de evento, e era o primeiro ano sem nenhum piloto do país competindo. Para a corrida de amanhã, todos os ingressos foram vendidos.    

Dito isto, pra gente que cobre a Fórmula 1 sem ter a chance de ir aonde ela está, o GP do Brasil é como se o campeonato todo se resumisse em Interlagos. É a cereja do bolo, a corrida mais aguardada do ano. E mais uma vez o Jornal do Sudoeste está presente em Interlagos, representado por este colunista para mais uma cobertura que o amigo leitor pode acompanhar pelo site do jornal e com pitacos nas minhas redes sociais.

Este será o 47º Grande Prêmio do Brasil, o 37º em Interlagos. Os campeonatos de pilotos e de construtores já foram decididos por antecipação em favor de Lewis Hamilton e da Mercedes, mas isso pouco importa. O que vale é a satisfação de mais uma vez receber a Fórmula 1 em casa. E parafraseando o que sempre diz a colega Alessandra Alves, comentarista da Rádio BandNewsFM, "pista velha é que faz corrida boa"!