CÉDULAS DE 198 PAÍSES

Exposição numismática contendo cédulas de 198 países acontece no Sicoob Nossocrédito

Por: Nelson Duarte | Categoria: Entretenimento | 23-11-2019 09:39 | 4038
Foto: Divulgação

A beleza e a história de aproximadamente 730 cédulas, de 198 países dos cinco continentes, dinheiro nos mais variados tamanhos, cores e desenhos estarão expostos no auditório da agência matriz do Sicoob Nossocrédito, na rua Dr. Placidino Brigagão, 927, de quarta a sexta-feira próxima (dias 27 a 29).

A Exposição Numismática que estará aberta ao público no horário das 10 às 15 horas, é uma parceria cultural entre o Sicoob Nossocrédito e o colecionador proprietário do acervo, Antônio Aparecido de Paula. Além de 14 painéis de vidro onde as cédulas estão acondicionadas, também estarão disponíveis apostilas para consultas, com diversos temas sobre o dinheiro.

Toninho, como é conhecido, explica que sobre as cédulas brasileiras,  é completa, contendo além de algumas notas de Réis, a coleção por estampas desde o cruzeiro que entrou em circulação em 1942, até o Real, moeda atualmente em circulação, o que permite “um passeio pelo dinheiro brasileiro”.

Conforme explica o colecionador, “além de homenagem a pessoas ilustres, as cédulas contêm elementos da cultura, experiências científicas, versos de poetas, palácios e construções arquitetônicas, quadros, esculturas, invenções, mapas, plantas, pássaros, animais, representações folclóricas, dentre outros símbolos da identidade nacional. “Verdadeira aula de história”.

Cliente do Sicoob Nosso crédito, Antônio Aparecido de Paula apresentou ao presidente do Conselho de Administração, Leonardo Lima Diogo proposta de parceria para a Exposição Numismática ser utilizada como mais um objeto difusor de cultura, de vez que aquela instituição há alguns anos desenvolve projeto sobre o tema Educação Financeira junto a estabelecimentos de ensino, sendo também extensivo à comunidade como um todo.

Toninho lembra que o Brasil demorou 442 anos para criar uma unidade monetária própria, o cruzeiro, e que no começo dos anos 40 do século passado, o país chegou a ter 56 tipos diferentes de dinheiro em circulação. Salienta ainda que o dinheiro era brasileiro, mas fabricado no exterior, geralmente na Inglaterra e Estados Unidos. A primeira Casa da Moeda foi fundada no Brasil em 1694 em Salvador, sendo mais tarde transferida para o Rio de Janeiro.

Início
Na década de 1970 quando sequer imaginava ter o mundo e informações precisas na ponta dos dedos ao teclar um acesso à Internet, com a agilidade que hoje ocorre, Antônio de Paula adquiriu um gravador onde ouvia músicas internacionais, o que lhe despertou o interesse pelo idioma inglês. Adquiriu coleções e passou estudar gramática. Para colocar em prática, passou a corresponder com pessoas em outros países através de cartas.

A princípio guardava os selos com que vinham postadas, depois, por volta de 1978 vieram as primeiras células (dinheiro). Contatos foram ampliados com correspondentes em outros países. “Do acervo que hoje tenho, pelo menos cinquenta por cento das cédulas foram conseguidas assim, as demais foram trocadas ou compradas”, explica.

Serviço:
EXPOSIÇÃO NUMISMÁTICA
Quando: De quarta (27/11) a sexta-feira (29/11)
Onde: Agência matriz do SICOOB Nossocrédito
Local: Rua Dr. Placidino Brigagão, n.º 927.
Horário: Das 10 às 15 horas.

Antônio Aparecido de Paula