FAMÍLIA DIAS 100 ANOS

Terno de Reis "Família Dias" celebra 100 anos de cantorias

Por: Redação | Categoria: Entretenimento | 28-11-2019 15:45 | 2614
Foto: Reprodução

Na noite do sábado, 16 de novembro, foi realizado no Salão Porta Aberta da Catedral São Paulo Apóstolo em Blumenau, Santa Catarina, "Encontro de Terno de Reis - 100 anos da Família Dias cantando Terno de Reis".

O evento, que foi aprovado pelo Prêmio Selma do Coco de Culturas Populares do Ministério da Cidadania, prestou homenagens, contou com apresentações de ternos convidados e foi marcado por muita emoção. De São Sebastião do Paraíso estiveram presentes Jair Corrêa Gomes e Reynaldo Formaggio.

O Terno de Reis "Família Dias" foi fundado por Oliveira Moisés Dias em Tubarão, litoral do estado de Santa Catarina. Na década de 1950 a família se estabeleceu em Blumenau onde deu continuidade ao legado de seu patriarca. Atualmente o terno é comandado com muita competência e dedicação pelo Sr. José Dias, que, ao lado de sua esposa Doraci, filhos, sobrinhos, netos e bisnetos, leva a mensagem do Deus Menino por todo o país. O grupo que com a canção "A Viola e a Saudade" (Zé Valdir) obteve a 2ª colocação no Festival Viola de Todos os Cantos promovido pela EPTV, também se dedica ao sertanejo raiz.

A "Família Dias" se apresentou em São Sebastião do Paraíso em 2008 em evento idealizado por Jair Corrêa Gomes, na praça da Abadia e que contou com o apoio da administração municipal à época. Jair mantém estreito contato de amizade com a Família Dias e esteve presente ao evento comemorativo dos 100 anos do grupo.

Para ele, além do valor musical e religioso, os componentes da família Dias se destacam como pessoas de grande valor moral e são um patrimônio para a cultura brasileira.

Na oportunidade, Gomes, que é acadêmico honorário na Academia Paraisense de Cultura, recebeu o Troféu "100 Anos de Cantorias", em reconhecimento ao seu trabalho de incentivo e promoção da cultura popular. Também esteve presente ao evento o acadêmico e escritor Reynaldo Formaggio que se diz honrado em tomar parte de data tão simbólica: "Comemorar um século é louvável em qualquer situação, seja para uma pessoa, uma empresa ou cidade. Mas uma família permanecer unida por tanto tempo, através da música e fé, perpetuando o legado de seus ancestrais e transmitindo uma mensagem tão simbólica é ainda mais especial. Foram momentos de muita emoção vividos naquela noite".

Formaggio também foi agraciado com o troféu ""100 Anos de Cantorias", por seu trabalho realizado em prol da cultura popular enquanto radialista e como escritor. Com convidados de diversas partes do Brasil, a noite especial também foi marcada pelo lançamento do CD "Família Dias - 100 anos Cantando Terno de Reis" com músicas registradas em trabalhos anteriores e também com canções inéditas em comemoração ao centenário. Que o Terno de Reis "Família Dias" continue levando a mensagem do Cristo por muitos anos mais!

O Terno de Reis ou Folia de Reis é uma manifestação folclórica trazida para o Brasil por imigrantes portugueses. É um tipo de cantoria acompanhada por um conjunto musical formado geralmente por violão, viola, cavaquinho, acordeom e instrumentos de percussão. Ocorre predominantemente do mês de dezembro até o dia 6 de janeiro, data em que se celebra o Dia de Santos Reis.

Os tocadores são liderados por um mestre, que entoa versos, por vezes improvisados, narrando a viagem dos Reis Magos e o nascimento do Menino Jesus.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação