CÉDULAS

Exposição de cédulas retornará em 2020

Por: João Oliveira | Categoria: Entretenimento | 23-12-2019 10:30 | 1639
Projeto será retomado em 2020 com possibilidade de realização de palestras nas escolas e exposição na região
Projeto será retomado em 2020 com possibilidade de realização de palestras nas escolas e exposição na região Foto: Divulgação

Quem viu quer ver de novo, e quem não ficou está na expectativa de que a Exposição Numismática, promovida através da parceria do banco Siccob NossoCrédito e o colecionador Antônio Aparecido de Paula possa voltar o mais breve possível. Esta é uma das tendências para o projeto que deverá ter continuidade no próximo ano e que terá novidades para o público. "Foi um trabalho de sucesso que ocorreu em novembro, cujo resultado já nos faz projetar novas apresentações", comenta Toninho de Paula, como é conhecido.

Ao avaliar a mostra realizada entre os dias 27 a 29 de novembro ele comenta que a exposição superou expectativas. "Foi surpreendente a participação do público, tivemos a presença de estudantes e do público em geral, foi além do que esperava", avalia.

Durante a visitação Antonio teve a oportunidade de atender as pessoas e conversar sobre a origem e história das notas sendo que várias possuem peculiaridades que marcam suas existências, seus homenageados e até mesmo seus países de origens, já que o acervo possui exemplares do Brasil e de diversos países.

Toninho salienta que através das notas é possível conhecer um pouco da história dos povos e também dos lugares onde foram confeccionadas. "Cada exemplar tem a sua razão de existir e os traços que ela carrega tem uma representatividade", esclarece o colecionador. São cerca de 730 notas de 198 países e diferentes continentes. "Aqui do Brasil temos cédulas de Réis e as que foram feitas a partir de 1942 quando foi implantado o Cruzeiro, tenho a coleção completa até o Real", enfatiza.

Ainda no campo das novidades a coleção possui exemplares raros inclusive com fatos curiosos de outros países. "São histórias que a gente nem imaginava conhecer até certo tempo, como as notas russas de 1917, que têm camuflada a suástica, além de outras que apresentam histórias curiosas que valem a pena conhecer", acrescenta.

De acordo com Toninho são vários os ciclos históricos que passam pelas mudanças de moedas, períodos inflacionários que fazem com que o dinheiro seja algo tão desejado até os dias atuais.

Diante de tantos convites e chamados para expor, Antônio de Paula adianta que já está acertando a agenda de trabalho e de exposições para o próximo ano. "Recebi convites para palestrar em escolas, para apresentar a coleção na Academia Paraisense de Cultura. Primeiro faremos nas demais agências Sicoob NossoCrédito aqui em Paraíso e também iremos às cidades da região", enumera. Conjuntamente ele já está preparando para também se apresentar nas escolas e empresas para palestras e exposições. Em breve, o calendário será divulgado com a relação dos locais onde ocorrerão as apresentações.

Antônio de Paula recebeu visitantes de diversas gerações que foram conhecer detalhes da Exposição Numimástica