GONGADA

"Passarela do Congo" é montada e ordem dos desfiles é divulgada

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Entretenimento | 22-12-2019 10:32 | 1947
Congada 2019 teve início dia 8 de dezembro com solenidade do Levantamento das Bandeiras
Congada 2019 teve início dia 8 de dezembro com solenidade do Levantamento das Bandeiras Foto: Roberto Nogueira

São Sebastião do Paraíso se prepara para a realização da tradicional festa da Congada que acontece no período de 26 a 30 de dezembro. Na quinta-feira,19, foi iniciada a montagem da estrutura da passarela que abrigará os desfiles dos ternos de Congo e Moçambique.

"A nossa expectativa é fazermos neste ano uma festa como antes nunca vista na cidade, com uma ampla infra-estrutura, cobertura, camarotes, arquibancadas, som. Além da presença dos nossos ternos tradicionais também teremos grupos convidados que vão abrilhantar ainda mais a Congada paraisense, que reafirmo é a maior do gênero no Brasil", diz Heraldo Bícego, presidente da Afessp (Associação Folclórica das Escolas de Samba de São Sebastião do Paraíso).

A Afessp é a entidade vencedora do processo de selecionamento de empresa responsável por organizar a festa da Congada no município. A escolha se dá na modalidade Chamamento Público, onde define-se a empresa que organiza o evento desde a montagem da arquibancada, som, iluminação e demais preparativos para os festejos de fim de ano.

A verba é de R$ 200 mil para toda a organização. "Não fosse o apoio dos amigos e as parcerias firmadas, não seria possível fazer algo, da forma que estamos projetando", avalia Heraldo.

Segundo Heraldo, somente para os ternos, além das vestimentas de reis e rainhas foram destinados R$ 118 mil. "Com o restante é que montaremos as instalações e toda infraestrutura da festa. Ressaltamos, este ano será diferente, graças a algumas parcerias com empresas da cidade que nos ajudaram muito. Serão instaladas 14 tendas no trecho que compreende a rua Pimenta de Pádua, entre os cruzamentos com a rua Padre Benatti e a Soares Neto.

Também haverá mudanças com pelo menos um dos camarotes. "Faremos a cobertura de todo este trecho, teremos as arquibancadas e os três camarotes, sendo o primeiro para o rei e rainhas do Congado e também onde ficará a imagem do santo do dia. O segundo será para as autoridades e convidados", enumera. No terceiro e ultimo que ficará mais abaixo da banca de revistas também será instalado o cronômetro onde terminará o desfile. "Portanto aquele público que ficava no último lance das arquibancadas também terá o privilégio de ver a congada em plena apresentação", explica Heraldo.

Novidades
Através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela associação, juntamente com a Polícia Militar e a Guarda Municipal, ficou acertado que os desfiles serão encerrados às duas horas da manhã com tolerância de mais 30 minutos. Tem também outros detalhes como autorização dos pais ou responsáveis que deve ser expressa, por escrito, autorizando crianças desfilar.

Quanto a apresentação dos ternos, os grupos de Moçambique terão 20 minutos para apresentação, enquanto que os de Congo serão 25. "Estamos combinando com os responsáveis pela parte religiosa a possibilidade da missa ocorrer às 17h30 e às 18h30 a procissão e abertura, para termos o início dos desfiles às 19 horas com o primeiro terno de Moçambique", antecipa Heraldo.

 Também haverá apresentações de ternos convidados que terão 15 minutos para desfilar na passarela. No dia 26, será Catupé Filhos de Itamogi; dia 27, Terno Caiapó, de Alterosa. No dia 28 a abertura será com o Terno de Moçambique Canequinhas, de Santo Antônio da Alegria (SP) composto por crianças; e também nesta noite haverá a visita do Terno Catupé de Lagoa da Prata (MG). Dia 29, Marinheiros da cidade de Passos, e no dia 30, Terno de Moçambique Santa Catarina e Terno de Congo Família Macedo, de Jacuí. "Os visitantes todos estão com horário definidos com 15 minutos cada para as suas apresentações com o tempo já computado para cumprir o horário combinado", diz o presidente da associação.

"Os ternos estão ensaiando há meses, temos visto nos finais de semana, todos se organizando para fazerem bonito", descreve. Ao mesmo tempo Heraldo diz ter notícias de pessoas de Paraíso que residem em outras cidades, pessoas de fora, famílias inteiras que já fizeram reserva de vaga em hotel, aluguel de casa para passar o fim de ano na cidade e região. "Tem pessoas de vários lugares do Brasil vindo para cá, o que confirma a grandeza da nossa festa".

"É como costumo dizer, Paraíso é a verdadeira capital do congado. Somos ricos naquilo que temos os congadeiros e moçambiqueiros são os verdadeiros artistas. O presidente lembra ainda que o apoio da prefeitura também é de fundamental importância para o sucesso da festa, finaliza Heraldo Bícego.

Com a instalação das tendas parte do trânsito será interrompido no centro da cidade