A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Sebastião do Paraíso, a Apae, celebra neste domingo (22/12), 44 anos de fundação. Ao longo de todo esse tempo, a Apae de Paraíso vem realizando um trabalho de excelência sendo reconhecida, inclusive, como uma das Apaes com o melhor atendimento no Estado. A associação já passou por diversos avanços estruturais e tecnológicos que contribuíram para que ela se tornasse uma referência em atendimento de qualidade.
Fundada em Paraíso em 22 de dezembro de 1975, a Apae é um projeto que nasceu por iniciativa do filantropo Espir Atiê, que era maçom, e contou com a ajuda de membros da maçonaria, que até os dias de hoje dão total apoio à instituição. Espir tinha um sobrinho com deficiência intelectual que morava em Belo Horizonte e, em contato com as dificuldades que a família passava, teve a ideia de iniciar o projeto Apae em São Sebastião do Paraíso.
Conforme destaca a psicóloga Lucilaine de Pádua - a Lu, como é conhecida na Associação –, o principal objetivo da Apae é habilitar e reabilitar pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, para melhorar a qualidade de vida e promover serviços de fortalecimento de vínculos, visando assegurar-lhes o acesso e garantia de direitos, bem como socialização e inclusão nas escolas e mercado de trabalho.
“A Apae promove e articula ações em defesa dos direitos, orienta as famílias, presta serviços, oferta programas e projetos à pessoa com deficiência e sua família. Estamos completando 44 anos da realização de um sonho do senhor Espir Atiê, que juntamente com seus amigos e parceiros criaram a Apae. São 44 anos de crescimento e luta na defesa e garantia de direitos. Hoje temos que agradecer às famílias que confiam no trabalho, à comunidade que é parceira e colaboradora, aos contribuintes, aos profissionais, à todas as diretorias que bravamente fizeram o crescimento da instituição”, destaca.
Segundo a psicóloga, há aumento do número de usuários atendidos a cada ano e que para melhor atender e ofertar os serviços e programas tem ocorrido diversas adequações e melhoria do espaço físico. “Hoje contamos com quadra poliesportiva e piscina, que era um sonho a ser realizado. Acreditamos que tudo é possível , quando há união de forças, sociedade civil, governos e todos aqueles que acreditam na inclusão da pessoa com deficiência. Somos gratos a todos que de alguma forma colaboram com a Apae”, acrescenta.
Para o diretor administrativo da Associação, Ademar Paschoalino, esses 44 anos de Apae representam muita gratidão a todos que contribuíram para o crescimento e fortalecimento da instituição. “Agradecemos a todo o apoio. Temos crescido muito e procurado sempre atender da melhor maneira possível. São 44 anos de existência de um grupo que iniciou os trabalhos com dificuldade, mas que se expandiu de maneira até assustadora. São profissionais e ajudantes, todos comprometidos com o dever de ajudar ao próximo. Agradeço sempre à população ao apoio que ela dá a nossa Apae. Esperamos que no próximo ano completemos mais um ano de trabalho, expondo tudo aquilo que Paraíso tem de bom”, completa.
Umas das funcionárias mais antigas, a enfermeira chefe da Apae Mara Martins está desde a fundação na instituição e destaca que é com orgulho que faz parte desta história. “Tenho orgulho de fazer parte da Apae. Quem como eu acompanhou e acompanha cada tijolo colocado, sabe a valiosa arena de serviço e dedicação que ali se faz para pessoas mais especiais, dotadas de luz que emana em cada olhar. Ver e viver todo o processo de aceleração para se fazer o melhor é indescritível. A cada década novas pessoas, novos projetos, novas buscas sempre para aprimoramento”, ressalta.
“Temos que parabenizar à equipe de profissionais, à sociedade por esse trabalho grandioso que tem sido feito e à diretoria pelo dinâmico trabalho e pelas escolhas dos dirigentes, que somaram melhorias visíveis ao longo dos anos. Parabéns ao senhor Ademar que alavancou com garra e determinação e fez todo o possível de se atingir e, assim, o estímulo é acrescente e a certeza do sucesso ilimitado”, completa a enfermeira.
O QUE DIZEM AS MÃES APOIO
“Apae significa gratidão, parceria e estabilidade. Não é fácil ser responsável por uma criança especial, ainda mais quando não sabemos o que fazer por elas. Ser responsável pelas mudanças não é um trabalho fácil, mas a Apae nós dá esse apoio e a segurança que nossos filhos, que são tão especiais como quaisquer outras crianças, precisam. A Apae os ajuda a ter uma vida sem limites, ao mesmo tempo com os limites que a vida impõe. Agradeço pelo profissionalismo, pois através do seus conhecimentos vocês foram muito importante na vida do meu filho. O seu sucesso reflete na determinação de toda equipe da Apae” - Weslaine Cristina Izidoro Arantes.
GRATIDÃO
“Falar da Apae é sempre um grande prazer, pois foi nela que encontramos o apoio em um momento que até então desconhecíamos. Nós fomos presenteados com um anjo, mas num primeiro momento não sabíamos ao certo o que fazer. Fomos muito bem acolhidos por todos da Apae, a quem entregamos nosso bem maior, depositamos toda nossa confiança a equipe dessa Associação e que fez grande diferença em nossas vidas. Já se passaram sete anos de muita compreensão e companheirismo. Hoje, a palavra que define é gratidão por tudo e por todos que com muito amor e carinho cuidam do nosso pequeno. Agradeço também a Deus por ter nos confiado esse filho amado, pois aprendemos mais a cada dia e foi através dele que tivemos o privilégio de conhecermos a Apae e vários anjos que lá trabalham. Nosso muito obrigada e que Jesus possa abençoar a todos e todas que fazem parte dessa abençoada família que é a Apae” – Silvana Maria da Silva.