CONGADA 2019

Batizada pela chuva passarela coberta garante o sucesso da Congada 2019

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Entretenimento | 27-12-2019 19:51 | 2289
Ternos de Congo e Moçambique fizeram apresentações debaixo das tendas sem preocupações com as chuvas que caíram durante os desfiles
Ternos de Congo e Moçambique fizeram apresentações debaixo das tendas sem preocupações com as chuvas que caíram durante os desfiles Foto: Denis Meneses

Iniciada uinta-feira,26, a Congada prossegue até a próxima segunda-feira,30, em São Sebastião do Paraíso. Trata-se de uma das maiores do gênero no Brasil e que reúne em seu entorno milhares de pessoas adeptas, simpatizantes e reúne na cidade turistas dos mais diversos lugares do país. “Como havíamos previsto a nossa festa deste ano vai ser diferenciada, com todas as atrações disponibilizadas, confirmando Paraíso como a capital nacional da Congada”, diz Heraldo Aparecido Bícego, presidente da associação folclórica organizadora do evento.

À tarde foi realizada a tradicional procissão das imagens, que são levadas da Capela de Nossa Senhora do Rosário até a Igreja Matriz São Sebastião. Junto com os ternos o público acompanha o cortejo desde a Vila Mariana até o centro da cidade onde uma grande multidão já aguarda para presenciar os primeiros movimentos da festa.

Após a celebração da missa que neste ano acontece às 17 horas, logo em seguida tem início a solenidade de abertura, com as bênçãos para o santo padroeiro do dia. A congada reverencia e presta homenagens para Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia/São Sebastião, São Domingos/Santa Isabel, Santa Catarina e São Jerônimo, considerados como padroeiros da festa. Cada terno tem seu santo de devoção, cuja a bandeira vai à frente do grupamento e simboliza parte da religiosidade vivenciada por seus seguidores.

Para Heraldo Bícego toda a infraestrutura montada funcionou de acordo com o planejado. Os desfiles e apresentações prosseguem neste sábado,28, no domingo 29 e vão até a segunda-feira,30, com início dos desfiles na passarela do congo a partir das 19 horas após as bênçãos ao reinado.

Além dos ternos de São Sebastião do Paraíso, são aguardados grupos visitantes. Entre as atrações que ainda vão se apresentar nos próximos dias está o Terno de Moçambique Canequinhas, de Santo Antônio da Alegria (SP) composto por crianças, neste sábado. Domingo,  29, será a vez dos Marinheiros da cidade de Passos, e no dia 30, Terno de Moçambique Santa Catarina e Terno de Congo Família Macedo, de Jacuí.