As pessoas, em geral, insistem em não acreditar na vida além da vida da matéria, o futuro espiritual tornou-se incerto!
O emocional mundo do tesouro interno permanece inalterado. Alguns afirmam que a vida se resume em uma simples passagem, condicionados pela força obscura dos seus pensamentos.
Estude a Doutrina Espírita, pesquise, as coisas só têm significado quando nós as conhecemos. Os que se encontram desprovidos do conhecimento, apegam-se a suas imaginações, não percebem a realidade do que se passa à suas voltas.
Nunca é tarde para despertar! Ninguém combate o que não existe. As grandes verdades espirituais de todas as religiões são eternas. Domine suas emoções, aceite o outro como outro, cada um evolui no seu tempo com o próprio esforço. Mudar a forma de agir e pensar das pessoas não é fácil.
Toda pessoa que adentra um centro Espírita pela primeira vez surpreende-se com a simplicidade do ambiente e das pessoas que ali se encontram, não há fantasmas, encenações religiosas emotivas.
As seções se dividem em estudo, doação, comprometimento, trabalho árduo e contínuo, sem esperar recompensa terrena. Toda pessoa tem dentro de si uma luz, um amplo leque de emoções que mostra o significado da vida, os verdadeiros valores emanam de dentro para fora.
Tudo o que fizermos que possa prejudicar alguém tem repercussão no nosso futuro. A desigualdade social, a fome e a miséria confirmam a lei do retorno nas sucessivas experiências. Deus é a vida, é a sua continuação.
Laércio Felício da Silva, membro da Academia Paraisense de Cultura