Mais de R$ 1,4 bilhão foram liberados pela Central Sicredi Sul/Sudeste neste ano em linhas de crédito rural para investimentos no agronegócio e aumento da produção agropecuária.
Na área de atuação da Sicredi das Culturas RS/MG foram mais de R$ 11 milhões em recursos liberados para o segmento, em 13 municípios do Rio Grande do Sul (Ajuricaba, Augusto Pestana, Boza-no, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Chiapetta, Ijuí, Jóia, Nova Ramada, Panambi, São Valério do Sul e Santo Augusto) e em São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais. Através de diferentes modalidades, o acesso ao crédito permitiu aos produtores rurais a modernização das estruturas de suas propriedades, como aquisição de tratores, máquinas e implementos agrícolas. No total, foram 122 operações realizadas até a primeira quinzena de abril na cooperativa.
"Como grande diferencial relacionado ao acesso ao crédito rural, podemos destacar a agilidade na liberação de recursos junto à instituição financeira cooperativa, mais um benefício ao associado que busca no Sicredi alternativas para desenvolver a sua propriedade rural. É por meio de operações como estas que conseguimos auxiliar no desenvolvimento econômico e social do segmento, fortalecemos o setor, e estimulamos a geração de renda na agricultura", ressalta o diretor de Negócios da Sicredi das Culturas RS/MG, Cristiano Amorim Ourique. Os recursos são provenientes de fontes como poupança rural e de linhas de investimentos BNDES e MCR (Manual do Crédito Rural). Esta última é destinada a produtores que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pro-namp).
Estiagem: Para auxiliar os produtores rurais que foram impactados pela estiagem e consequentemente tiveram redução de produção das culturas de verão da safra 2019/2020, a Sicredi das Culturas RS/MG lançou recentemente a linha de crédito Estiagem Agro20. A iniciativa tem a finalidade de auxiliar os associados em eventuais demandas financeiras, proporcionando capital de giro ao agricultor para usos diversos. Como condições especiais, esta linha apresenta taxas a partir de 1,35% a.m., com prazo de até quatro anos para pagamento e parcelas mensais, semestrais ou anuais.
Mais informações sobre estas e demais linhas de crédito podem ser obtidas junto à agência da instituição financeira cooperativa através do telefone 3539 7600 ou pelo WhatsApp (51) 3358 - 4770.
(por Raíza Goi Borba)