Um dos eternos questionamentos que a população de São Sebastiao do Paraiso continua fazendo é: porque pagamos tão caro os combustíveis em nossa cidade.
Naturalmente as comparações são feitas com o estado de São Paulo, que faz limite com o território paraisense. Quando indagados a razão da diferença de preços, os frentistas dos postos de abastecimentos já estão bem treinados e dizem logo: o imposto é muito caro. O imposto que diferencia um estado do outro é o ICMS, pois os tributos federais são iguais em qualquer parte do território nacional.
Para justificar os absurdos aumentos de preços de combustíveis no Brasil, o governo federal resolveu jogar para a plateia e dizer que a culpa é dos governadores, e para isto a Folha de São Paulo publicou no dia 18/02/2021, em sua página A18, o valor do ICMS cobrado por litro de combustível em cada estado brasileiro.
Vejamos a diferença entre São Paulo e Minas Gerais:
- Produto São Paulo Minas Gerais Diferença por litro
- Gasolina 1,06 1,49 (0,43)
- Diesel 0,48 0,56 (0,08)
Tendo o conhecimento dos valores cobrados, devem as autoridades de nossa cidade, a quem cabe a defesa da sociedade, cumprir o seu papel e constatar se os valores cobrados são justos ou estão somente proporcionando enriquecimento além da normalidade. A sociedade paraisene aguarda com ansiedade uma ação ordenada e que traga resultados.
Com a palavra nossas autoridades e os Srs. empresários do setor, para que esclareçam com documentos as suas razoes, e se são razoáveis, se não, que as correções sejam feitas.
João Batista Mião
São Sebastiao do Paraiso – MG.