CURTAS EDIÇÃO 2811

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 01-05-2024 02:59 | 2537
Foto: Arquivo

Caso de polícia
Algumas pessoas entraram em contato com o Jornal do Sudoeste para expor situação desconfortável que passaram por conta da ação de moradores em situação de rua. Uma senhora e seu esposo disseram que precisavam tinham assunto a ser resolvido na Caixa Econômica Federal. E foram abordados na porta da agência por um pedinte exigindo dinheiro. Como não conseguiu seu intento, o pedinte os acompanhou, dirigindo ofensas ao homem. O casal tentou dissimular o pedinte, mas não conseguiram, que, mesmo a distância continuou lhes dirigindo insultos. É caso de polícia, e aqui fica o alerta às Polícias, Civil e Militar, com o pedido que tomem providências.

Problema crônico
Na sessão da Câmara de São Sebastião do Paraíso, segunda-feira (29), o vereador Juliano Carlos Reis (Biju) pediu envio de ofício ao Executivo municipal solicitando providências para se pôr fim ao problema que ele diz ter se tornado crônico. Referiu-se ao número de fios e cabos de empresas na área de comunicação que utilizam estrutura da Cemig, que tem ocasionado sobrecarga que causam aos postes, mas pelo risco de acidentes mortais pelo grande número que se encontram arrebentados por toda a cidade, além de poluição visual.

Falta fiscalização
Afirmando ser situação de descaso, Biju, salientou que Paraíso é cidade pequena e está faltando mesmo é fiscalização, e ser notificada a estatal Cemig, para cessar o problema. Não quero que ocorra acidente, que motociclista seja degolado por fiação solta, por falta de atitudes. Acho que está na hora de nosso órgão Executivo determinar à sua fiscalização pertinente, fazer seu papel e notificar a Cemig. Sua fala foi ilustrada com vídeo demonstrando fios arrebentados em bairros e área central de Paraíso. “Esse problema crônico se tornou rotina perigosa”, disse. De longa data o Jornal do Sudoeste atendendo o clamor de leitores, tem alertado autoridades para o incontável número de fiação desprendida dos postes.

Reunião
O vereador Vinício Scarano, em aparte, citou que projetos de lei utilizados em outros municípios, empresas do ramo de Internet, fibras óticas, de energia elétrica e outras empresas que utilizam fiação, se reuniram com o poder público e tiveram solução harmônica, de inutilizar cabos obsoletos, os retirando, em outros casos colocando cabeamento subterrâneo. Sugeriu que seja esta sugestão inclusa na indicação de Biju, e também um pedido de reunião com representantes de empresas que utilizam cabos a partir de postes da Cemig.

Deixa a desejar
Vereadora Cidinha Cerize sugeriu reunião do prefeito Marcelo Morais e vereadores, com o presidente da Cemig para serem apresentadas demandas de São Sebastião do Paraíso. Mencionou que a prestação de serviço daquela empresa tem deixado a desejar. Como exemplo disse que para se religar a energia em imóvel que foi alugado, “demora-se cinco dias úteis, e com muito esforço”. Tudo é muito moroso, não tem resposta, disse Cidinha, ao concordar seja feita uma cobrança mais firme à Cemig, e solicitar para assinar a indicação feita por Biju.

Tá um breu
O vereador Lisandro Monteiro disse que esteve com moradores no bairro Jardim Hortências. “Nem na roça está escuro daquele jeito, todas as luzes dos postes estão apagadas”, disse ao solicitar ofício para o escritório da Cemig em Passos. O vereador chamou a atenção que a falta de iluminação causa insegurança. Vereador Luiz de Paula fez coro para Lisandro, lembrando que na rua Ermengaudio Nicássio em toda sua extensão não há sequer um poste de iluminação.

Dever de casa
Vereador Vinício Scarano reiterou pedido de limpeza em um terreno no Jardim das Acácias, feito em março, e ainda não solucionado. Segundo ele, dizem que o imóvel pertence à Prefeitura. “Com essa época de casos de dengue que estamos vivendo, não está fácil, e se alguém está dizendo que Paraíso está bem em relação à dengue, não é verdade, e a gente precisa ter esse cuidado”, alertou. Por falar em imóvel do município que está cheio de mato, carecendo limpeza, convém ser incluído o existente na avenida Delson Scarano, fundo do estande do Tiro de Guerra.

Garantia
Todas as carreiras do Grupo de Atividades de Educação Básica terão asseguradas, em Minas Gerais, reajustes, por lei específica, na mesma periodicidade das atualizações do piso salarial profissional nacional dos profissionais do magistério público da educação básica de que trata a Lei Federal nº 11.738, de 2008. A garantia foi incluída, pelo Governo de Minas, no projeto de lei que trata do reajuste geral dos salários do funcionalismo público e que foi enviado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) quinta-feira (2/5).

MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 1.º de Maio de 1926, portanto há 98 anos, foi fundada a Sociedade Beneficente Recreativa Operária (Liga), entidade pioneira na organização da classe trabalhadora em São Sebastião do Paraíso, assim como na promoção de atividades recreativas e culturais populares. José Braz Naves assumiu as funções de secretário e redigiu a ata de constituição da entidade que recebeu o apelido de Liga Operária, e nasceu com 57 membros fundadores. O primeiro presidente foi Máximo Luca. O Operário Esporte Clube foi fundado a 1.º de Maio de 1946