Lendo alguma coisa esses dias, alguém começou um texto dizendo assim: ¨Patrimônio não é felicidade¨. E isso me chamou muito a atenção. Refletindo sobre a questão, cheguei à conclusão que realmente patrimônio não é felicidade. E por que não é?
A gente junta... junta as coisas, posses e mais posses, ficamos velhos e às vezes jovens ainda, deixamos tudo aqui. Não levamos absolutamente nada do que julgávamos ser nosso. Na verdade, era só um empréstimo, fiéis depositários.
No fundo, no fundo as pessoas querem é afeto, é amor, é atenção, é serem valorizadas, serem respeitadas, estão querendo mesmo é ser gente, gente de verdade.
Essa pandemia veio nos igualar e a grande maioria ainda não entendeu. Percebemos que esse vírus, diferente das pessoas, não é orgulhoso, ele trata e encara a todos de igual para igual. Não tem rico, não tem pobre, não tem branco, não tem negro, não tem nacionalidade. Ele é muito modesto.
A pessoa quando vai para um leito de hospital, não quer o seu patrimônio, não quer o seu cartão, ela não quer o seu comércio, sua fazenda, não quer a sua riqueza, quer é afeto, quer é amor, quer são as pessoas importantes ao seu lado, chegando até a exercitar o seu lado humilde adormecido, clamando a Deus pela vida.
Então meus amigos, vamos aproveitar esse momento e refletir sob o que estamos viven-ciando, refletirmos sob o patrimônio que já conquistamos e que deixaremos para trás, e pensar na construção daquele patrimônio que iremos levar conosco, aquele que ninguém nos tira, que a traça e a ferrugem não corroem.
Vamos doar aquilo que recebemos de graça. Vamos doar o amor, uma palavra de carinho, de esperança, doar atenção, doar um pouquinho do seu tempo, um pouquinho daquilo que sobra na sua mesa e juntos construirmos um mundo melhor.
A hora é de reflexão, a hora é de buscarmos o entendimento sob os ensinamentos que Jesus nos deixou, onde ele nos afirma que só o amor, a caridade, a compaixão farão de nós, uma sociedade melhor. Enquanto o homem não deixar de ser egoísta, não teremos um planeta de glórias.
Reafirmando o que ouvi, para ser feliz o homem não precisa de patrimônio. O homem está precisando é de amor, de carinho, de afeto, de atenção, de respeito, mas acima de tudo, estudar e compreender as leis divinas.
Tudo vai dar certo! Jesus sempre esteve e continua no comando. Confiemos nele.
João Batista Brandão
12/03/2021