Quando falamos em Gestão 4.0, muitas pessoas imaginam que se trata de tecnologia pura, aplicada às indústrias. No entanto, como já vimos nos artigos anteriores, esta gestão se aplica a todo tipo de negócio, independentemente do segmento. O que importa mesmo é o grau de maturidade da empresa e sua permeabilidade para novos processos. Estamos falando de como criar produtos e serviços que atendam, não apenas os clientes atuais, mas os clientes do futuro.
Conceitualmente, a Gestão 4.0 é inspirada na Quarta Revolução Industrial, pois as indústrias, em sua maioria, foram as primeiras a automatizarem seus processos, com inovações que se convergem, sejam elas físicas, digitais e até mesmo as biológicas, afinal, estamos avançando exponencialmente neste tema. Um dado importante é que pesquisas indicam que empresas que adotam a transformação digital são 26% mais lucrativas.
Mas em que um gestor 4.0 precisa ficar de olho?
Se de um lado o mercado busca humanização das entregas, através da personalização e customização dos produtos e serviços, de outro lado os gestores precisam encontrar formas de garantir esta entrega, conceitualmente artesanal, em escala com baixo custo, rentabilidade e prazos curtos. É industrializar o artesanal, quase uma utopia e, por isso, este modelo de gestão não é para qualquer um.
Jean Dunkl
@jeandunkl
CEO da CPD Consultoria, consultor especialista em Gestão Estratégica de Negócios e gestor da Impera (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca)