ACELERANDO AS VENDAS

Conheça o Modelo de Excelência em Gestão

Por: James Warley | Categoria: Do leitor | 07-04-2021 00:12 | 652
Foto: Reprodução

Melhorar a gestão da empresa é um desafio interminável, afinal, o tão falado “estado da arte” deve ser uma aspiração, não um destino. Todo empresário tem plena consciência de que faturamento e lucratividade crescentes são resultado de uma série de acertos nas decisões e ações das mais diversas áreas de gestão da empresa, como marketing, vendas, processos, liderança, produção, qualidade, logística etc. A dúvida é saber como formular e aplicar as estratégias mais adequadas, capazes de ampliar a sua participação no mercado.

Com o intuito de estimular a qualidade nas organizações brasileiras, foi instituída a Fundação Nacional da Qualidade - FNQ, entidade sem fins lucrativos responsável pelo estudo, pesquisa e estruturação dos 8 fundamentos que deram origem ao “Modelo de Excelência na Gestão - MEG”, já na sua 21ª edição, considerado um modelo de referência e aprendizado, sem prescrição na sua implementação de práticas de gestão, pois tem o propósito de estimular questionamentos, permitindo um exercício de reflexão sobre a gestão e a adequação de suas práticas.

SÃO SEUS FUNDAMENTOS:

  1. Pensamento Sistêmico: Todas as atividades da organização possuem relação de interdependência, tanto internamente, quanto entre a organização e o ambiente com o qual interage.
  2. Aprendizado Organizacional e Inovação: Toda organização, seus colaboradores e redes precisam sempre buscar novos patamares de competência, por meio de um ciclo de aprendizado permanente.
  3. Liderança Transformadora: Atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, sempre atenta aos cenários e tendências, mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos.
  4. Compromisso com as Partes Interessadas: Entendimento das necessidades, demandas e estabelecimento de pactos com as partes interessadas, suas inter-relações com as estratégias e processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos.
  5. Adaptabilidade: Flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil. Ciclos rápidos de aprendizagem, velocidade na implementação de melhorias com o emprego de métodos ágeis.
  6. Desenvolvimento Sustentável: Responder pelos impactos das decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e contribuir para a melhoria das condições de vida por meio de um comportamento ético e transparente.
  7. Orientação por Processos: Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, utilizando dados e informações de forma a agregar valor para a organização e partes interessadas.
  8. Geração de Valor: Alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas dos clientes e partes interessadas.

Avalie a presença desses fundamentos em sua empresa, estabeleça metas e promova ações para melhoria contínua. Acesse mais informações em fnq.org.br/sobre-o-meg. Nosso objetivo é organizar sua gestão de maneira prática, objetiva e descomplicada. Fale conosco!

James Warley
(19) 99907-1998
idecorp.com.br