DIGITAL

Biblioteca Municipal disponibiliza conteúdo digital a seus associados

Por: Bruno Félix | Categoria: Economia | 09-04-2021 12:07 | 2336
Foto: Secom Pref. SSP

Há um pouco mais de um ano as pessoas folheavam livros e percorriam os corredores cheios de histórias nas bibliotecas de todo o Brasil. Com o distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19, frequentadores desses espaços, que já eram poucos, agora se resumem a nenhum. A crise sanitária sem previsão de encerramento acelerou algo que já era inevitável: a digitalização dos acervos. Quem está ao lado de gestores de todo o país para tornar o catálogo digital mais acessível é a Biblioteca Municipal professor Alencar Assis, junto com a Tocalivros e a Recode, com o projeto “Biblioteca Digital Tocalivros”.

A Biblioteca Municipal é uma das 149 instituições parceiras do projeto nesta primeira fase. A plataforma que levou 18 meses para sair do papel vai possibilitar, com uma ferramenta personalizada, que essas instituições disponibilizem um acervo gratuito. O objetivo é proporcionar uma maior interação com os leitores e fornecer conteúdo e entretenimento com mais de dois mil audiolivros e cinco mil eBooks e que permite acesso tanto no site quanto pelo aplicativo disponível em iOS e Android. Totalmente acessível, a ferramenta permite ouvir e ler offline e sem limites quanto a acessos ou associados.

Segundo Ricardo Camps, sócio-diretor da Tocalivros, os benefícios de um espaço digital vão além de dispensar o físico. “O digital chega onde o espaço físico não consegue. Está no celular, no computador, dentro de casa, onde você quiser. Não tem o peso de carregar um livro porque está dentro do aparelho em todos os lugares”, contextualiza. Trata-se de um marco na história do setor do livro e da leitura no Brasil com um trabalho de empoderamento digital e na formação de novos leitores. Isso porque, de acordo com a bibliotecária e analista de projetos na ONG Recode, Hanna Gledyz, grande parte das bibliotecas realizam “um trabalho de resistência frente a tantas dificuldades de acesso, modernização e garantia de seus serviços, principalmente neste período da pandemia”.

Para o acesso ao conteúdo digital da Biblioteca Municipal Alencar Assis, é necessário fazer o cadastro pelo site https://biblioteca-professor-alencar-assis.tocalivros.com. Assim que for finalizada a análise, o acesso será liberado. Para mais informações entre em contato pelo telefone 3539-1017.

A Biblioteca Municipal professor Alencar Assis está localizada na Praça coronel João Batista Teixeira, 55, no centro. É um espaço público fundado pela Lei Municipal nº 439 de 1949. Atualmente possui aproximadamente mais de 28 mil livros de diversos assuntos como literatura infanto juvenil, literatura estrangeira, brasileira, livros em braille, autoajuda, biografias, entre outros. Possui locais para estudo em grupo e individual, dois computadores para estudo e pesquisa e wi-fi para os leitores. Há 5.842 leitores cadastrados de diversas faixas etárias e média de empréstimos de aproximadamente 1.000 livros mensais.

Sobre a Recode e o Tocalivros
Fundada há 25 anos, está presente em nove países com 1.152 centros de empoderamento digital e já atingiu mais de 1,752 milhão de pessoas. Atuam em parceria com centros comunitários, escolas públicas e bibliotecas que oferecem metodologia para desenvolver nos jovens habilidades digitais e competências sócio e emocionais, estimulando o protagonismo e o potencial da nova geração como agentes de transformação social. Já o Tocalivros está há seis anos no mercado de audiolivros e possui em seu acervo mais de 2 mil audiolivros e cinco mil eBooks para levar aonde quiser. E a facilidade ocorre também nos planos e assinaturas: individual ou ilimitada.
(Secom Pref. SSP)