Para se posicionar num mercado competitivo, as empresas, normalmente, dedicam atenção e investem recursos em estratégias já praticadas pelos concorrentes, cuja mensagem chega para o cliente como oferta de “mais do mesmo”. Os gestores planejam objetivos grandiosos, metas ousadas e ações intensas baseadas na diferenciação de qualidade ou preço, o que melhora as vendas, mas não gera lucros extraordinários.
Persistindo nesse modelo, a concorrência é que define suas estratégias, ancorando o negócio na competição acirrada de sempre, que nem sempre é vitoriosa. Portanto, quanto mais o empresário se empenha para se equiparar aos concorrentes, mais se parecerá com eles, e sempre na retaguarda.
INOVAÇÃO DE VALOR
É necessário transformar a visão de competir para criar um espaço de mercado novo. O desafio sugerido é substituir os esforços engendrados para se sobressair entre os concorrentes pelas ações de reposicionamento por meio de “inovação de valor”, jornada que tornará a concorrência irrelevante. Para superá-la, deve-se parar de tentar superá-la. Definitivamente, os concorrentes não podem ser seus paradigmas.
A estrutura dos setores econômicos, ainda que nos pareça já determinada, sempre pode ser modificada. Estou me referindo à criação de novas ofertas, produtos, recursos, valores, modelos etc. direcionada a um novo mercado. Você tem a liberdade de ultrapassar as fronteiras construídas ao longo do tempo. Para inovar o valor proposto pelo seu negócio, é indispensável promover três grandes condições: aumento da utilidade do que oferece, redução dos custos e melhoria da lucratividade.
MAIS POR MENOS
Entregar mais valor para os clientes não significa que você deva elevar o preço do seu produto ou serviço. Para protagonizar seu mercado, você precisa buscar o aumento da “utilidade” do que ou da forma que oferece por um preço que pode ser menor do que a média praticada. A sua nova oferta alcançará novos públicos, que se interessarão pelos novos atributos (originalidade, praticidade, qualidade, preço, facilidade, disponibilidade etc.).
4 AÇÕES
Para redefinição de seus atributos, comece listando empresas concorrentes, relacione-as aos seus atuais atributos e os pontue para formação de uma matriz de valor. Em seguida, a sua tarefa se resumirá em 4 ações: Eliminar, Reduzir, Elevar e Criar atributos. Para isso, responda:
Sim, sei que são muitas informações para pouco espaço e tempo e que inúmeras dúvidas surgem durante a tarefa de inovar valor. Mas estamos aqui para ajudá-lo. Programe-se para dedicar um tempinho diário ao estudo do livro “A Estratégia do Oceano Azul”, a fim de compreender a proposta que aqui iniciei.
Nosso propósito é melhorar a lucratividade da sua empresa, por meio de ações inovadoras, objetivas e descomplicadas. Não hesite em me contatar.
James Warley
(19) 99907-1998
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