KIT

Hospitais da região recebem medicamentos do kit intubação

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Acidente | 09-06-2021 09:32 | 1831
Distribuição funciona a partir de acompanhamento da disponibilidade de insumos nas unidades hospitalares
Distribuição funciona a partir de acompanhamento da disponibilidade de insumos nas unidades hospitalares Foto: Divulgação

A Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso está entre as 78 unidades hospitalares de Minas Gerais que receberam medicamentos do kit intubação distribuídos pela Governo de Minas Gerais. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde os insumos são direcionados a instituições que se encontram com níveis de disponibilidade dos medicamentos considerados críticos. A distribuição funciona a partir de acompanhamento da disponibilidade de insumos nas unidades hospitalares.

A remessa começou a ser disponibilizada desde o dia 2 de junho e são considerados itens são essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da covid-19. Entre os medicamentos encontram-se 39.715 unidades de Fentanila, Remifentanila, Cisatracúrio e Atracúrio. O Fentanil foi adquirido pelo Governo de Minas e, os demais, pela União. Os sedativos são suficientes para cobertura de quatro a sete dias.

Além da Santa Casa de Misericórdia, de São Sebastião do Paraíso, na região também foram atendidos hospitais de Cássia e Passos. Ao todo foram contempladas 78 unidades hospitalares em 68 municípios. A SES-MG, juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), faz o levantamento periódico dos quantitativos dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares.

Também é monitorado o abastecimento de fármacos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre estoques disponíveis de medicamentos e insumos. O monitoramento é feito a partir da autodeclaração e preenchimento de formulário.

Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada junto a uma comissão da SES-MG e do Cosems-MG.