ACISSP EM FOCO / EMPRESAS E EMPRESÁRIOS

Sacolão Center, há 25 anos em Paraíso

Por: Nelson Duarte | Categoria: Entretenimento | 12-06-2021 18:32 | 1599
Germano Fausto Figueiredo
Germano Fausto Figueiredo Foto: Nelson Duarte

No dia 25 de março de 1996 o Sacolão Center abriu suas portas na rua Gedor Silveira, área central de São Sebastião do Paraíso. Germano Fausto Figueiredo, nascido em Buenópolis, município próximo a Montes Claros, funcionário de confiança, veio gerenciar a loja que fazia parte de uma rede sediada no CEASA em Contagem. Conhecedor e experiente no ramo, antes de chegar a Paraíso havia trabalhado em dezessete cidades como supervisor de lojas. Sua função era chegar, organizar, e até mesmo recuperar algumas que não estavam indo bem.

A intenção era ficar em Paraíso por uns seis meses, talvez um ano. Mas acabou criando raízes, e já se vão vinte e cinco anos.

Entre os anos de 1998 a 2000 houve mudanças. Eram muitas lojas, e o gestor decidiu que cada uma seria independente. Germano então constituiu sua empresa, e tornou-se proprietário do Sacolão Center em Paraíso, que tem lugar destacado em termos de faturamento em nível estadual na rede da qual faz parte. Das vinte e sete lojas, está em quarto, e essa posição se torna ainda mais relevante quando se sabe que o Sacolão está presente em cidades de porte até maior que Paraíso.

Em busca de melhores dias, Germano deixou Buenópolis aos 16 anos. Foi para Belo Horizonte trabalhar em restaurante de seus familiares, onde permaneceu por quatro anos. Conta que entre os clientes, havia alguns japoneses que se dedicavam ao ramo de hortifrutis. Nessa convivência, observaram sua disposição e maneira de ser, e lhe convidaram para trabalhar com eles, proposta que acabou aceitando.

“Eu tinha a experiência de resolver problemas. Se alguma filial não estava a contento, davam folga para o gerente, e nesse período de trinta dias eu conseguia organizar a loja. Por incrível que pareça, era “a mão santa do Germano” que resolvia a situação”.

Nessa “viagem” trabalhei em 17 cidades até chegar a Paraíso. Fiquei por algum tempo em Cataguases, Ponte Nova, São João Del Rei dentre outras. Cansado de viajar, quis deixar o emprego. Estive em Alfenas entre 1994/95 época em que pensei retornar para Belo Horizonte para ficar mais próximo de minha família. Mas por ser dedicado e conhecedor do ramo, não me deixaram sair da empresa. Propuseram que eu fosse para Franca (SP) onde tinham passado uns três gerentes. Não aceitei. Aí me ofereceram uma loja nova, para ser inaugurada, justamente em São Sebastião do Paraíso, e aceitei. Inauguramos aqui em 25 de março 1996. Estamos lutando com a vida”, explica.

O Sacolão Center é uma franquia, parceria que Germano diz ser muito boa, pela qualidade dos produtos de e A a Z que recebe de segunda a sábado, vindos da CEASA em Contagem, onde tem de tudo. “Adquirimos também na região, por exemplo, as folhagens e outros produtos aqui na porta da loja”.

“Nós nos dedicamos, e temos um suporte muito grande em nossa matriz. As compras são feitas unificadas, para todas lojas, o que resulta em maior poder de compra, e barateamento nos preços. Se tivéssemos que adquirir em Ribeirão Preto, distante 100 quilômetros, frete praticamente de graça, os preços não seriam os mesmos que consigo em Contagem (MG), em que o transportador roda 400 quilômetros para chegar aqui, mais viáveis. Isso acontece porque, por exemplo, cada loja pede dez caixas de tomates, são vinte sete lojas, e isso representa a compra de um caminhão de tomates. O mesmo acontece com outros produtos, e nos fideliza junto a fornecedores que sempre querem nos ter como clientes”, explica Germano.

Ele lembra que quando o Sacolão iniciou suas atividades em Paraíso, naquele quarteirão da rua Gedor Silveira não havia outros estabelecimentos comerciais. “Acho que atraímos outros”, diz, ao comparar com os dias de hoje.

“A história é essa. Estamos querendo expandir, ter maior espaço físico, pois o nosso é pequeno. Minha vontade é ter uma área maior, até mesmo para aumentar o mix de mercadorias.  Temos o planejamento de uma segunda loja, e com a expansão da cidade isso poderá acontecer”, diz.

Quando chegou a Paraíso, Germano morou por uns seis meses em uma pensão que havia próximo ao Correio. “Felizmente acabei me enraizando aqui”, conta. Ele casou-se com Roseli Bernardo Figueiredo e tem um casal de filhos, Yasmim (17 anos), Lucas (13).  “Uma família maravilhosa, abençoada por Deus. Esposa dedicada, boa mãe, boa companheira”, afirma.

Roseli é proprietária da Academia Power Life, que inicialmente funcionou na avenida Mon-senhor Felipe, se expandiu, e atualmente está na avenida Jerônimo Diogo Pereira, no San Genaro.

O Sacolão Center é filiado à ACISSP desde quando abriu suas portas em Paraíso. “Somos parceiros a Associação que faz um bom trabalho para o comércio paraisense”, diz Germano.

“Só tenho a agradecer a população por nos prestigiar. O maior patrimônio de uma empresa são os seus clientes. E há espaço para todos. Agradeço a Deus, porque não é fácil. Estamos sempre querendo acertar”, conclui Germano Fausto Figueiredo.