GUARDINHA

Congadas em Guardinha 2021

Por: Nelson Duarte | Categoria: Entretenimento | 19-06-2021 09:09 | 748
Foto: Reprodução

Foi realizada em São Sebastião do Paraíso como em várias cidades do Brasil a parte religiosa da tradicional Festa do Congo e Moçambique, seguindo com todos protocolos de segurança contra a Covid 19, com administração de pessoa que já havia feito cadastro para as celebrações.

Foram simples as homenagens para os santos padroeiros das Congadas, com o levantamento das Bandeiras. A visitação para os santos em Paraíso foi no período de 26 a 30 de dezembro, com a descida das Bandeiras no dia 31. Em Guardinha a visitação foi no dia 30 de maio e a descida das Bandeiras no dia 13 de junho.

Vicente Irmão, diretor da parte religiosa das Congadas, sempre empenhado com a manutenção da tradição cultural, religiosa e folclórica, e defesa desta atividade. “Não tivemos a dança e batida das caixas, mas o mais importante, a fé, o amor, a tradição e o respeito com os santos padroeiros das Congadas, e com nosso Deus”, disse.

No final do ano as atividades em São Sebastião do Paraíso aconteceram, como sempre, na Igreja Matriz de São Sebastião. Agradecemos aos padres Guaraciba e Francisco. Em Guardinha, foram realizadas na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus. Agradecemos ao padre Emanuel e toda comunidade, e a todos os ternos. O importante nesse tempo de pandemia foi fundamental a igreja que acolhe para este momento, e a importância da igreja para todos os congadeiros e moçambiqueiros. Vicente de Souza Neto, sempre zeloso com os festejos culturais e religiosos das Congadas em São Sebastião do Paraíso.