ACELERANDO AS VENDAS

Design Thinking: Envolvimento, Criatividade e Solução

Uma maneira diferente de engajar equipes e parceiros, estimular a criatividade e gerar resultados surpreendentes
Por: James Warley | Categoria: Do leitor | 23-06-2021 11:58 | 418
Foto: Reprodução

Envolver a equipe na busca de soluções para problemas comuns da empresa, bem como parceiros para criar produtos e serviços ou para inovar processos internos é uma excelente estratégia que vem transformando os resultados de empresas em todo o mundo.

O termo “Design Thinking” se define pela criação colaborativa de soluções, de forma organizada, o que favorece a interação e maximiza a geração de insights. Quando um problema da empresa conta com observadores, visão e perspectivas diferentes, encontra alternativas mais amplas e assertivas de solução.

NA PRÁTICA
Esse modelo é comumente utilizado para criar soluções que envolvem satisfação ou melhoria da experiência do cliente. De um modo geral, não se trata de um “método” ou processo padrão. A prática do “Design Thinking” pode ser entendida como uma forma cooperativa de abordar um problema (em sua ampla concepção) com foco em resolvê-lo, por pessoas interessadas no resultado. Também não é uma reunião de “brainstorming” apenas, pois propõe atividades organizadas nas seguintes etapas:

1ª) EMPATIA: O primeiro passo da equipe é se aprofundar no assunto para entender a situação, identificar sua causa e implicação, colocando-se no lugar do cliente ou dos envolvidos.

2ª) DEFINIÇÃO: Nesta etapa, os participantes analisam as informações coletadas e começam a ter clareza a respeito de qual é a necessidade da organização. Quanto melhor entenderem o que buscam, melhores serão os resultados.

3ª) IDEALIZAÇÃO: A terceira etapa tem a finalidade de estimular a geração de ideias nos participantes, pela interação e engajamento do time para concepção da solução ideal.

4ª) PROTOTIPAÇÃO: Uma vez idealizada a solução, seja ela um produto, recurso, serviço, ferramenta, método etc., é o momento de colocar a “mão na massa” para materializar essa ideia, numa versão ainda não definitiva, minimamente viável, para reduzir o risco de falhas antes de investir no seu desenvolvimento completo.

5ª) TESTE: Por fim, é hora de testar a solução, colocando-a para “rodar”, a fim de avaliar o seu comportamento e resultados. Obtendo feedbacks de usuários, o reinício das etapas é fundamental, para aperfeiçoamento contínuo da solução.

Desenvolver soluções envolvendo equipes formadas por colaboradores, parceiros, fornecedores ou clientes, utilizando o “Design Thinking” como abordagem cooperativa e colaborativa, é uma prática que poderá contribuir para o alcance de objetivos importantes para o seu negócio.

Quer saber como profissionalizar a administração da sua empresa, aumentar as vendas e seus resultados? Acesse nosso site idecorp.com.br.

Até a próxima semana!

James Warley
consultoria@idecorp.com.br