No último dia 08 de julho 2021, meu trabalho na Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso se encerrou. E com ele, mais uma etapa maravilhosa da minha vida profissional.
Quando aceitei o convite para ser o Secretário de Obras da nossa querida Paraíso, sabia que não seria fácil. Encontramos o departamento e todos os projetos que dependiam da estrutura da Secretaria de Obras em uma situação precária. Os computadores estavam reduzidos à metade e a maioria desatualizados. O pessoal da parte técnica (Engenheiros e Arquitetos) ou operacionais diversos (administrativo, contabilidade, compras, transportes, aprovação de projetos, atendentes, entre outros setores) assim como o pessoal da gerência de obras, todos fazendo o uso dos aparelhos por revezamento.
Das máquinas e utilitários existentes, somente 09 estavam operantes, outros 12 encontravam -se quebrados ou sem manutenção (patrol, motoniveladoras, escavadeiras, retroescavadeiras) e os poucos carros de apoio, além de muito antigos, alguns estavam abandonados. Iniciei um trabalho de recuperação com planejamento, pois a falta de recursos era desafiadora. A equipe técnica não estava bem organizada para trabalhar de forma cooperativa e eficiente e o orçamento disponível não era suficiente para cobrir os reparos internos e muito menos as obras e projetos que queríamos atuar. Foram prometidos novos equipamentos, carros, utilitários e etc., mas até a minha saída não chegaram a mim ou a minha equipe.
No entanto, os meus objetivos eram desafiadores e necessitavam de muito esforço, dedicação e a colaboração de todos para alcançá-los. O Prefeito Marcelo traçou diversas metas e não tínhamos tempo de esperar esses novos equipamentos ou depender do orçamento adicional chegar, mas com muita criatividade, organização e respeito à população de Paraíso, da Zona Rural e dos Distritos (Guardinha e Termópolis), começamos os trabalhos em equipe juntamente com o corpo técnico da Secretaria de Obras. Com isso conseguimos alcançar resultados surpreendentes. Não só superamos as expectativas do que nos foi confiado a fazer, mas também os completamos num período de tempo muito inferior ao esperado.
Nos últimos sete meses:
Já na primeira semana que assumi, elaborei um plano de ação e uma setorização com um novo layout de todos os espaços, assim na nova secretaria foi possível realizar os trabalhos com eficiência, mesmo sem os computadores. Em pouco tempo organizamos e o trabalho começou mesmo com poucos servidores, pois alguns haviam sidos dispensados na administração anterior e outros se aposentaram (próximo a 50 trabalhadores) além da falta de recursos financeiros que foi o grande desafio para todos. Com a valorização do servidor e a motivação despertada, tudo se transformou e a equipe adquiriu confiança e um ótimo ambiente de trabalho.
O primeiro ato foi o de reativar a Cantina para os servidores e ao perceber que o pessoal da frente de trabalho e operadores de máquinas não estavam equipados com os EPIs conforme rege a lei ,tratei de ir equipando-os gradativamente com todos os equipamentos de segurança .Orgulho-me de ter reformado um micro-ônibus para o transporte seguro de trabalhadores da Secretaria de Obras, e este passou a ser o “ xodó “ da secretaria.
Projetos e Loteamentos que estavam há 5 anos parados, foram revisados e aprovados para auxiliar o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade. Criei grupos de trabalho que envolviam as Secretarias de Meio Ambiente e Trânsito, onde tivemos resultados surpreendentes, com apenas seis meses foram elaborados diversos loteamentos a serem aprovados e executados.
Criei o Programa Cidade Mais Limpa. Espaços públicos, praças e bairros até então abandonados, foram pouco a pouco melhorando, proporcionando uma melhor qualidade de vida a nossa população, uma ideia revolucionária até então.
Os Projetos de interesse Público solicitados pelo prefeito ou pelos secretários foram desenvolvidos em tempo recorde, se não estão prontos para licitar, já estão em fase final para isso, como a Creche Escola do Bela Vista, a revitalização da Escola José Carlos Maldi, a restauração da Escola Campos do Amaral, a reforma da Escola Rural Roque Scarano (onde consegui a doação de um terreno da Família Marques para a construção de uma quadra coberta para a escola e a comunidade), as Creches Escola para os bairros Diamantina e Belvedere, Projeto de Revitalização do CAMPÃO, o Projeto do Ambulatório e dos Laboratórios, a sede da Secretaria de Educação e o novo Teatro Municipal, além do encantador projeto no Espaço San Genaro, abrangendo todo o fundo de vale até o do Jardim Coolapa, entre outros projetos.
Estradas Rurais foram contempladas com um sistema de trabalho nunca antes visto, abrindo e consertando todas as pontes e mata burros que estavam em estado precário, foram feitos reparos com mais técnica e com o apoio de parceiros que fomos conquistando Agora iríamos iniciar o cascalhamento de todas as estradas rurais e as caixas secas, pois recebemos a doação de 07 jazidas de cascalho das comunidades rurais.
Vale ressaltar também a importância das atividades fundamentais para a recuperação das ruas da cidade, como os serviços de tapa buracos e podas em quase 90% do município, assim como o recapeamento de algumas ruas nos bairros Jardim América e Vila Santa Maria, o início dos trabalhos em um trecho da Rua Alferes Patrício que deverá ser concluído após a execução dos serviços de drenagem. Também foi realizado o serviço de tapa buracos na Av. João Pereira de Souza, o início dos serviços de infraestrutura em três ruas do Parque Industrial II, para a execução do recapeamento destas vias.
O calçamento da Guardinha, pedido inicial e prioritário do Marcelo, foi marcante dentro da minha equipe técnica, pois planejei e efetuei um plano de ação com apenas dois profissionais e mais 05 servidores de Guardinha.
O asfaltamento da estrada da Guardinha é outro exemplo, depois dos levantamentos e estudos feitos, realizamos uma força tarefa comigo a frente e em apenas uma semana elaboramos todo o Plano de Ação, e já na semana seguinte desenvolvemos todo o trabalho planejado mesmo estando dois dos principais técnicos afastados, demonstrando a diferença que poderá ser a estrada que nos leva a nossa querida Guardinha, lamento em não continuar à frente desta e demais obras…
Aos nobres vereadores fica o meu agradecimento, respeito e carinho pois ao tratar a todos com igualdade, tentei atender suas solicitações prioritárias na medida do possível.
Por fim agradeço a todas manifestações de carinho, respeito e consideração que recebi ao deixar o cargo. O reconhecimento é a melhor certeza.
Portanto, estou confiante que com a Secretaria de Obras reestruturada, projetos encaminhados e novos equipamentos a caminho a Secretaria está com uma base sólida para permitir o desenvolvimento que a nossa cidade merece e necessita.
Aos colegas de trabalho da prefeitura e Secretaria de Obras e demais secretarias foi ótimo trabalhar com todos vocês e muita sorte no decorrer da caminhada. À população da nossa querida São Sebastião do Paraíso, meu muito obrigado por confiar em meu trabalho e saibam que independente da minha posição na Secretaria, estou sempre aqui, pronto para servir nossa bela cidade, agora no meu escritório, fazendo o que amo.