“ENCONTRO DE ALFENAS”

Ministra da Agricultura visitou Alfenas a convite de Emidinho Madeira

Por: Redação | Categoria: Agricultura | 24-07-2021 10:22 | 1656
Foto: Reprodução

O deputado federal Emidinho Madeira, presidente da Frente Parlamentar do Café na Câmara Federal, idealizador do “Encontro de Alfenas”, que aconteceu nesta sexta-feira (23), pregou a união do setor na busca de soluções para recuperar a cafeicultura após as fortes geadas ocorridas no início desta semana. A frente fria atingiu cafezais no Sul e Sudoeste de Minas abrangendo também região do estado de São Paulo na Alta Mogiana.

“Neste momento nós precisamos realizar laudos bem feitos, de modo que o produtor esteja documentado. Nós convidamos a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para que ela visse de perto a realidade das lavouras e ouvisse o clamor dos produtores que estão sofrendo muito em nossa região. Temos certeza que construiremos, juntos, governo Federal e do Estado, cooperativas de produtores, a bancada mineira na Câmara Federal, juntamente com nossos três senadores, liderados pelo presidente do Congresso, nosso amigo senador Rodrigo Pacheco e todas as entidades representativas da cafeicultura, alternativas para salvar um dos setores mais importantes da nossa economia”, disse Emidinho.

 “Ontem quando tomei a decisão de vir a Alfenas eu senti a preocupação com essa situação. Vocês não estão sozinhos. Viemos pra ver, ouvir e acharmos as melhores soluções. Eu vi de perto a situação aqui hoje. Para cada caso terá uma solução diferente. Vamos trabalhar em conjunto. A tarefa do momento é esse levantamento. Muito obrigado por tudo que vocês têm feito pelo Brasil”, salientou a ministra Tereza Cristina.

A secretária de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Ana Valentini afirmou que nunca viu tanta gente importante e unida. “Como produtora, sei como é duro perder uma lavoura. Como o Emidinho disse, precisamos fazer um laudo bem feito para que a gente possa agir de acordo com a realidade de cada produtor. Vamos mobilizar a Emater e pedir o apoio da Embrapa para agilizar os laudos. Vamos somar esforços para recuperar nossa cafeicultura”.

O deputado agradeceu a presteza da ministra em atender prontamente seu pedido.  Também ressaltou a necessidade de alguns municípios, após as comprovações técnicas e jurídicas, decretar estado de “calamidade pública” para facilitar o atendimento dos produtores.

“Apesar dos bons preços do café, nossa região já vinha sofrendo muito com secas prolongadas nos últimos anos comprometendo a produtividade. Essa geada agora veio para agravar ainda mais a situação. Teremos um período de dificuldade, mas isso vai passar. Construiremos um caminho juntos”, apontou.

Dentre as inúmeras autoridades no “Encontro de Alfe-nas”, marcaram presença a secretária de Estado de Agricultura, Ana Valentini, o presidente da Emater, Otávio Maia, os deputados federais Odair Cunha, Zé Vítor e Evair Melo, vice-presidente da Frente do Café, o prefeito de Três Pontas e presidente do ConCafé, Marcelo Chaves, Breno Mesquita da FAEMG, a presidente do Sindicato Rural de Alfenas e anfitriã, Elvira Ribeiro e vários presidentes de cooperativas e produtores rurais.

(por Assessoria do Dep. Emidinho Madeira)