GEADAS:

Após mobilização da Frente do Café, CDPC aprova crédito de R$ 1,32 bilhão para cafeicultores

Por: Redação | Categoria: Agricultura | 12-08-2021 17:24 | 1759
Emidinho Madeira se reuniu com a ministra Tereza Cristina para tratar da liberação do crédito aos cafeicultores
Emidinho Madeira se reuniu com a ministra Tereza Cristina para tratar da liberação do crédito aos cafeicultores Foto: Reprodução

Após um trabalho do deputado federal Emidinho Madeira, presidente da Frente Parlamentar do CAFÉ juntamente com todos os membros, terça-feira (10/8) o CDPC- Conselho Deliberativo de Política do Café, deu parecer favorável à liberação de R$ 1,32 bilhão do FUNCAFÉ para atender os cafeicultores prejudicados.

O deputado agradeceu a ministra da Agricultura Tereza Cristina e os membros do CDPC. "Convidamos a ministra da Agricultura Tereza Cristina, a secretária de Estado da Agricultura, Ana Valentini, o presidente da Emater-MG, Otávio Maia e diversas lideranças do setor que, prontamente, foram a Alfenas ver de perto a situação dos cafezais logo após a geada do dia 20 de julho. Por solicitação da ministra Tereza, sobrevoamos praticamente todas as regiões atingidas e elaboramos relatório para contribuir na tomada das decisões. Uma etapa importante foi vencida. Agora  com os laudos que estão sendo elaborados com o importante apoio técnico da Emater, do próprio MAPA, cooperativas, empresas e entidades ligadas ao setor, acreditamos que o acesso ao crédito está mais próximo de se tornar realidade”, disse Emidinho Madeira.

“Nossos agradecimentos aos membros da Frente do Café e a todos que estão juntos, somando esforços em busca das melhores soluções", ressaltou.

Para o dia 26 de agosto está marcada reunião no  CMN – Conselho Monetário Nacional para liberação dos recursos aos bancos. "Como alertamos desde o início, os cafeicultores precisarão dos laudos para obterem o crédito.  Quem ainda não fez procure sua cooperativa, a Emater ou um agrônomo para fazer este laudo bem feito, de forma técnica. O homem do campo sempre foi exemplo de trabalho e perseverança. Com a união de todos vamos superar este momento de dificuldade", finalizou Emidinho, presidente da Frente Parlamentar do Café.