GILBERTO AMARAL

Visita do Conselheiro… 

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 11-08-2021 14:26 | 790
Bolsonaro e o CSN dos EUA, Jake Sullivan
Bolsonaro e o CSN dos EUA, Jake Sullivan Foto: Divulgação

Visita do Conselheiro…
O CSN dos EUA, Jake Sullivan (foto), que está em visita de trabalho ao Brasil, acompanhado de delegação de alto nível, foi recebido ontem pelo presidente Jair Bolsonaro (foto). Principal assessor do presidente Joe Biden para temas de segurança nacional e de política externa, é responsável por coordenar a execução de iniciativas internacionais entre as diversas agências norte-americanas.

…de Segurança…
Logo depois, o chanceler Carlos Alberto Franco França recebeu Jake Sullivan no Itamaraty.

A visita, seguida de almoço, ilustra o fortalecimento da parceria entre as duas maiores economias e democracias do continente americano.

…Nacional dos EUA
Sullivan também se reuniu com o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, o general Augusto Heleno e o secretário especial de Assuntos Estratégicos, Almirante Flávio Rocha.

VISITA
O Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebeu a visita do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco. Foi o primeiro encontro, desde que as duas autoridades assumiram a chefia das instituições, e serviu para debater acerca de diversos projetos da FAB que necessitarão de encaminhamentos no Senado. Na oportunidade, foram apresentadas características da Força Aérea, como fatos históricos e a visão de futuro que consta na Diretriz de Comando.

Nova Lei…
As legislações estaduais sobre distribuição e comercialização de gás natural passaram a ser discutidas com maior ênfase após a recente aprovação da Lei Federal do Gás, que versa sobre as demais atividades da sua cadeia, de modo a propiciar facilidade, segurança e estímulo para a expansão do uso de gás natural no seu território. Isso remete à necessária harmonia entre as legislações.

…do Gás
Neste sentido, a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás vem se posicionando ativamente para incentivar ajustes nas legislações estaduais e na elaboração de novas normas em favor da expansão e dinamismo do setor. “Não basta uma legislação tradicional sobre a atividade de distribuição, é necessário que as normas não extrapolem o limite de competência dos Estados e, sobretudo, garantam modernidade, concorrência e segurança aos investidores”, disse Daniela Santos (foto), consultora da ABPIP.

Champagne +1ºC
Em contagem regressiva para celebrar os seus 300 anos, a Maison Ruinart convidou o artista e ativista Tomas Saraceno para fazer uma performance no vinhedo histórico de Taissy. O argentino realizou um voo Aeroceno, esculturas infláveis ​​movidas apenas pelo ar, sol e vento sem o uso de combustíveis fósseis. Para a perfomance acontecer foi necessário apenas 1°C de diferença entre o ar ambiente e o ar preso na escultura. Em Champagne, nos últimos 30 anos, o aquecimento global resultou em um aquecimento médio anual de 1,3° C. A performance efémera visou conscientizar de forma educativa e poética que apenas 1°C de aquecimento pode tudo mudar.

Rosé Méditerranée
Para não perder a onda do verão europeu, os produtores do Rosé Méditerranée, Indicação Geográfica Protegida do Sudeste da França desde 2009, desvenda sua nova identidade. A marca aproveita da imagem positiva da região mediterrânea e visa um público jovem com vinhos acessíveis. A receita é boa, pois no primeiro trimestre de 2021, a apelação foi a que mais cresceu em volume e valor no mercado francês (18%). Sucesso também na exportação, com uma explosão de vendas no início do ano: + 64% em volume e + 84% em valor.

Origine
França reabre as fronteiras aos turistas estrangeiros e para aqueles à procura de experiências gastronômicas, o destino certo é Dijon! O chef Tomofumi Uchimura (foto) oferece uma viagem ao terroir profundo da Borgonha com uma cozinha delicada, gráfica e cheia de umami. Na França desde 2007, o japonês trabalhou nos melhores restaurantes como o três estrelas “Le Flocon de Sel”, de Emmanuel Renault em Megeves. No final de 2019, ele inaugurou Origine com sua esposa Seiko, cheffe de salle. A carta de vinhos realizada pelo sommelier Davy Tin (ex-Ducasse sur Seine) impressiona! Não vai demorar para o chef Tomofumi Uchimura receber sua primeira estrela, mas a fila de espera já é longa para se conseguir uma mesa.

Champagne volta ao normal
Depois da queda de vendas em 2020, devido à crise sanitária, a indústria de Champanhe volta ao normal. Diante de uma expectativa mais serena, o Comité Champagne fixou, na terça-feira, o rendimento da colheita para 2021. Alivio para os produtores que poderão colher 10.000 kg de uva por hectare. Rendimento similar ao de 2019, um ano histórico para a apelação. Foi o que nos contou Nathalie Briaux, uma das irmãs produtoras do Champagne Briaux Lenique, uma joia rara à descobrir.

Daniela Santos, consultora da ABPIP
Seiko e seu marido  o chef Tomofumi Uchimura