CAFÉ

Geadas: mais uma etapa vencida

CMN RESERVA recursos do FUNCAFÉ como garantia
Por: Redação | Categoria: Agricultura | 20-08-2021 10:31 | 1973
Deputado Emidinho Madeira com a ministra da Agricultura Tereza Cristina em cafezal de Alfenas
Deputado Emidinho Madeira com a ministra da Agricultura Tereza Cristina em cafezal de Alfenas Foto: Reprodução

Após  ampla mobilização liderada pelo deputado federal Emidinho Madeira, presidente da Frente Parlamentar do Café e que resultou na visita da ministra Tereza Cristina a Alfenas, Sul do Estado, logo após a forte geada do dia 20 de julho, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou nesta terça, 17, a reserva de R$ 1,320 bilhão do Funcafé. “Essa decisão do CMN é muito importante porque garante os recursos do fundo, o qual foi criado para atender a classe produtora. Portanto nada mais justo e correto do que esse posicionamento. Agora estamos aguardando o relatório técnico do PROCAFÉ que irá trazer um detalhamento das áreas atingidas”, disse o parlamentar.

A medida teve aprovação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, do ministro da economia, Paulo Guedes e do secretário especial da Fazenda, Bruno Funchal. Para o diretor de comercialização e abastecimento do Ministério da Agricultura (Mapa), Silvio Farnese, “os produtores de café não devem sofrer escassez de recursos”.

“Não podemos deixar de agradecer aos membros da Frente do Café, ao deputado federal Evair de Melo que nos acompanhou no sobrevoo às regiões atingidas, aos deputados Zé Vitor e Odair Cunha, à ministra da Agricultura Tereza Cristina, a secretária Ana Valentini, ao presidente da Emater Otávio Maia, à bancada mineira, na pessoa do nosso líder deputado Diego Andrade e a todos os envolvidos nesta ampla mobilização em favor dos cafeicultores que foram prejudicados. A cafeicultura foi o setor que possibilitou a industrialização do Brasil. Tudo o que fizermos ainda será pouco diante da sua importância para o nosso país”, concluiu o deputado Emidinho Madeira.