CLASSIFICAÇÃO OBMEP

80 estudantes de Paraíso conseguiram classificação para a 2ª fase da Obmep

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 16-09-2021 10:08 | 1482
Calendário prevê a realização da prova da segunda fase da Obmep em novembro
Calendário prevê a realização da prova da segunda fase da Obmep em novembro Foto: Divulgação

Cerca de 80 estudantes de nove escolas públicas e particulares de São Sebastião do Paraíso se classificaram para a segunda fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OB MEP). O prazo para as inscrições desta nova etapa começa nesta quarta-feira,15, e vai até 23 de setembro. A segunda fase, que consiste em uma prova discursiva de seis questões, será aplicada em 6 de novembro apenas aos alunos classificados. A divulgação dos premiados está prevista para acontecer em 18 de janeiro de 2022.

Neste ano estão participando as escolas municipais, estaduais, federais e privadas, que atuem nos segmentos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio. Para as escolas públicas as inscrições foram gratuitas. Já as escolas privadas tiveram de pagar uma taxa de inscrição, ficando estabelecida a taxa mínima no valor de R$ 180,00 para cada nível.

A OBMEP é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade dos estudantes. O Nível 1 é voltado para os alunos do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental, o Nível 2 para os alunos do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental e o Nível 3 para os alunos de todas as séries do Ensino Médio. Excepcionalmente para a 16ª edição da OBMEP foi permitida a participação de estudantes que tenham concluído o Ensino Médio em 2020, oriundos das escolas que fizeram a inscrição em 2020 e declararam ter alunos no Nível 3.

As fases
Na primeira fase a prova foi composta por uma prova de 20 questões de múltipla escolha. A segunda fase, que consiste em uma prova discursiva de seis questões, será aplicada em 06 de novembro apenas aos alunos classificados. A divulgação dos premiados está prevista para acontecer em 18 de janeiro de 2022.

De São Sebastião do Paraíso 80 estudantes classificaram para a segunda etapa. Deste total 34 são alunos da rede particular de ensino. Os demais pertencem a cinco estabelecimentos da rede pública estadual e municipal. Os alunos com melhor desempenho na competição serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Os professores das escolas também recebem prêmios.

A OBMEP disponibiliza conteúdo para que os estudantes possam se preparar para as provas durante todo o ano. Entre os materiais didáticos oferecidos pela OBMEP estão video aulas, banco de questões, provas de anos anteriores, simulados, apostilas e uma seção de links interessantes. Criada em 2005, a OB MEP objetiva descobrir jovens talentos para a Matemática, além de contribuir para estimular o estudo da disciplina e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.