O Setembro Amarelo é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio. Cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo.
Os índices crescentes de suicídios nas últimas décadas alertam sobre a importância de falar sobre o assunto. Ainda há muito preconceito a cerca do tema, mas o colocar em pauta na sociedade é fator importante para evitar a perda de outras vidas.
Aproveitando a data mundial, a campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil em 2015. O projeto é um trabalho conjunto do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
O objetivo é conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e dar visibilidade à causa.
A tentativa de suicídio pode acontecer entre pessoas de qualquer faixa etária, gênero ou classe social. Porém, alguns fatores podem ampliar o risco.
Um dos primeiros alertas é para pessoas que apresentam transtornos psiquiátricos. Em especial, quando se trata de depressão, transtorno bipolar, ansiedade e esquizofrenia. Casos de abuso de drogas e bebidas alcoólicas também merecem atenção.
Alguns estudos indicam também que há prevalência de tentativas de suicídio acima de 65 anos. Idosos podem sofrer com a solidão, sentimento de incapacidade e falta de respeito.
Vamos estar atentos com a nossa comunidade no ato de alertarmos quando percebermos qualquer diferença de comportamento.
Nós Servimos!
Ações Fortalecidas pela Amizade, Crescente pelo Companheirismo. AL 2021/2022
PAULA AMARAL CAUDURO LAURIA
Relações Sociais e Diretora
Social do Lions Clube S.S. Paraiso