ACISSP EM FOCO / EMPRESAS E EMPRESÁRIOS

Droga Rede Farmácia Ana Terra, comemora 30 anos

Por: Nelson Duarte | Categoria: Entretenimento | 25-09-2021 10:11 | 1600
Farmacêutica Ana Claudia Campos Soares
Farmacêutica Ana Claudia Campos Soares Foto: Nelson Duarte

“É de agradecimento, gratidão, feliz por ter conseguido meu objetivo. Tive o apoio de meus pais, foi muito bom o trabalho conjunto com minha irmã Adriana que foi minha sócia e muito me ajudou, de nossos colaboradores, dos muitos clientes e amigos. Tenho certeza que terá continuidade”, disse a farmacêutica Ana Claudia Campos Soares, quando o ACISSP em FOCO lhe perguntou sobre a sensação da Droga Rede Ana Terra completar 30 anos, e em franco crescimento.

Ana Claudia Campos Soares formou-se em Farmácia em dezembro 1989 na EFOA – atual UNIFAL (Universidade Federal de Alfenas). Desde o primeiro ano de faculdade traçou o objetivo de manipular, fazer remédios em sua própria farmácia. “Era meu sonho, embora fossem poucas nesse segmento naquela época. Em São Sebastião do Paraíso havia a Natureza Homeopatia e a do Júnior Westin”, lembra.

Um mês depois de sua formatura,ela iniciou sua trajetória profissional em Franca, na Oficinal (manipulação). Disse à proprietária que trabalharia por um ano,  período de sua especialização em Homeopatia, e porque iria montar sua própria farmácia. Fez plantões aos sábados e domingos na Santa Casa de Franca, no setor de análises clínicas.

Em 1991, de volta a Paraíso, montou a Farmácia Ana Terra em pequena sala que fazia frente para a rua Dr. Placidino Brigagão, no Edifício Ouro Verde. “Éramos eu e minha mãe (Cremilde), depois tivemos nossa primeira funcionária, Cristiane Dias (filha do Macalé), que trabalhou conosco por bom tempo. Logo mudamos para uma sala na rua Coronel Francisco Adolfo, imóvel do Dr. Álvaro Vilela”.

Era apenas manipulação de homeopatia, cápsulas, fitoterápicos, e eu percebi que nas prescrições nas receitas também havia indicação de remédios industrializados. Nossa intenção sempre foi atender ao cliente naquilo que ele precisa para sua saúde. Procuramos outro local e abrimos uma filial aqui na Avenida Angelo Calafiori, ao lado da loja 2 do Supermercado Tonin, onde incluímos medicamentos industrializados na linha de produtos. Foi quando minha irmã Adriana Campos Soares Salviano passou ser minha sócia, explica Ana Claudia.

Com novas exigências da Vigilância Sanitária, foi necessário adaptações e melhorias nas instalações, especialmente no laboratório, para atender a legislação e também porque o movimento havia aumentado. Depois de uns cinco anos ao lado da loja 2 do Tonin, a Farmácia Ana Terra foi transferida para seu tradicional endereço na avenida Angelo Calafiori, 501, onde permanece. Prédio próprio, imóvel onde funcionou a Auto Peças Marabá. A área era grande e foi adquirida em sociedade com meu primo Paulo Naves. Foram construídas duas lojas, ficando uma para ele e a outra, é a Ana Terra, conta Ana Claudia.

A farmácia na rua Coronel Francisco Adolfo foi transferida para a rua Pimenta de Pádua numa das salas construídas pelo empresário Luiz Tonin. Nela ficou apenas o setor de Homeopatia. Nova mudança ocorreu algum tempo depois, quando foi adquirido e reformado imóvel onde há a filial há quase vinte anos, na Pimenta de Pádua, 1364.

“Quando mudávamos a farmácia, no lugar anterior montávamos loja de confecções. Foi o que ocorreu em relação à da Angelo Calafiori ao lado do Tonin, onde abrimos a matriz Terra das Malhas, e na rua Coronel Francisco Adolfo. Com o passar dos anos achamos por bem separar a sociedade, Adriana ficou com as lojas e eu com as farmácias”, explica.

Walter Alexandre Pepaiani de Paula, esposo de Ana Claudia, se integrou à empresa e é responsável pelo setor de compras, fundamental em mercado competitivo, muito trabalhoso pelo número de itens comercializados.

A Droga Rede Farmácia Ana Terra optou em não mais manipular homeopatia. Manipulamos bastante cápsulas, cremes, diz, salientando o crescimento nesse segmento. “A intenção da farmácia de manipulação e fazer o medicamento específico para o cliente, personalizado, na dose e quantidade que ele precisa para o tratamento. No caso da drogaria vem com determinada dose, se o paciente precisar mais, ou menos, não terá opção. Mesmo com grande foco na manipulação, trabalhamos bem a drogaria, de modo dar soluções ao cliente naquilo que ele precisa. Nosso propósito é dar soluções confiáveis em saúde, beleza e bem estar, para satisfação total do cliente”, pontua.

Quanto à diversificação de produtos que gradativamente ganharam espaço nas áreas de vendas das farmácias, Ana Cláudia observa ser uma “exigência de mercado, até pelo diferencial de ser estabelecimento que fica aberto por muito tempo. No caso da Droga Rede Farmácia Ana Terra, das 7 da manhã às 23 horas, todos os dias. Ficando de portas abertas precisa vender, o cliente tem necessidade de certos produtos, e não sabe a hora. A tendência é aumentar o número de itens, tanto que alugamos e vamos transferir nossa Drogaria para onde atualmente é a J Silva, um espaço três vezes maior que onde estamos instalados”, salienta.

“Observamos que no período de pandemia a farmácia se firmou mais ainda como estabelecimento saúde. Pôde ficar aberta, passou a fazer testes de covid-19, que terão continuidade, além de outros que também serão feitos, são vinte e nove tipos de testes, por exemplo glicemia, coles-terol, dentre outros, furando o dedo”, afirma Ana Claudia.

Ela ressalta que “a população envelheceu, hoje vive-se mais, a porcentagem de idosos na população é muito maior que há vinte anos e são consumidores em potencial, precisam de muitos produtos.  Antigamente mal tinha fraldas para crianças em estabelecimentos farmacêuticos. Hoje há para adultos, em vários tipos, suplementos nutricionais, porque o idoso não digere bem, há os suplementos. Acredito que é uma tendência oferecer cada vez mais produtos e serviços para auxiliar na prevenção e cura de doenças. Sempre acreditei na importância das farmácias, e a pandemia foi o auge para percebermos e constatarmos essa importância”.

Passo importante na história da empresa, conforme ressalta, foi a Farmácia Ana Terra há 25 anos ter se associado à Droga Rede. “É interessante, por ser associação com o mesmo princípio de cooperativa, onde nos juntamos para conseguir condições melhores de compra, para ter mais acesso às informações, treinamentos, é um grande diferencial. Organização com estrutura impressionante, muito organizada, filiada a Febrafar, mais de 20 mil lojas”.

A expectativa de Ana Claudia é que até dezembro a Droga Rede Farmácia Ana Terra esteja em suas novas instalações, onde atualmente é o J Silva Materiais de Construção. “Enxergamos outras oportunidades, loja nova, setor de conveniência, onde dentre as inovações teremos alimentos congelados, e entregas em domicílio”.

Sobre os 30 anos de existência de sua empresa, ela se diz “agradecida por tudo que aconteceu”. E complementa: “Tive ajuda de minha família, minha mãe pessoalmente trabalhando comigo, eu e minha irmã Adriana juntas, ela muito contribuiu para esse crescimento, nossos colaboradores (mais de trinta) alguns há muitos anos (a Fátima Cirilo de Oliveira Ferreira está conosco há 21 anos), Ana Germana, nossa gerente que veio de Divinópolis, e faz a diferença, nossos clientes e amigos”.

Ter um grande número de farmácias nunca foi meu foco. Gosto de atender bem ter aquilo que o cliente precisa, resolver questões de saúde, beleza e bem estar. Ter excelência no atendimento, sempre melhorando.  Proporcionar melhores condições de trabalho para nossos colaboradores, investir em treinamentos, enfatiza Ana Claudia.

Associada de longa data, ela opina sobre o papel da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de São Sebastião do Paraíso. “Acho de extrema importância o papel da ACISSP. -  Dr. Ailton Sillos é empreendedor, e abraçou essa causa. A Associação é superim-portante por prestar um trabalho muito bom, nós associados é que aproveitamos pouco. Esse projeto Câmara da Mulher Empreendedora, é uma inovação, e terem investido na construção do Teatro é também algo a ser destacado, pois são poucos os municípios que investem num espaço cultural tão importante. Acredito que a ACISSP  tem atuação essencial. Oferece muitas oportunidades para os empresários”, conclui.