2ª GINGALILEU

Colégio Galileu homenageia os 200 anos de São Sebastião do Paraíso

Por: Redação | Categoria: Educação | 01-10-2021 11:19 | 2157
As diretoras Lucia e Silva com os convidados Reynaldo Formaggio, Sebastião Pimenta Filho, Ana  Paula Santos Horta, Dr.  Luiz Ferreira Calafiori, Ângela Maria Paschoal Cardoso e Arthur Cardoso
As diretoras Lucia e Silva com os convidados Reynaldo Formaggio, Sebastião Pimenta Filho, Ana Paula Santos Horta, Dr. Luiz Ferreira Calafiori, Ângela Maria Paschoal Cardoso e Arthur Cardoso Foto: Jornal do Sudoeste

Na manhã de quinta-feira, 30 de setembro, o Colégio Galileu anunciou oficialmente a 2ª Gingana da escola, carinhosamente chamada de Gingalileu. O tema deste ano é a comemoração dos 200 anos de São Sebastião do Paraíso.

Como abertura do evento foi organizada uma roda de conversa mediada pelo professor de História, João Pedro Menezes Jacinto. Foram convidados a apresentar seus estudos e contribuições para o registro da História de Paraíso, o Dr.  Luiz Ferreira Calafiori, a historiadora Ana Paula Santos Horta,  o  cronista e historiador Sebastião Pimenta Filho, o escritor Reynaldo Formaggio Filho, membros da Academia Paraisense de Cultura. Os músicos Ângela Maria Paschoal Cardoso e Arthur Henrique Cardoso, integrantes do Grupo Paraíso em Seresta, cantaram músicas populares e também o hino municipal.

Na quadra da escola, respeitando todos os protocolos de segurança e saúde, alunos e professores foram presenteados com uma rica explanação sobre história, memória, cultura, tradição, religiosidade. A História saiu dos livros e se materializou com testemunhos e reflexões.

A diretora Lúcia Helena Machado Ohara destacou a alegria de realizar novamente a Gingalileu, visto que em 2020 não foi possível devido à pandemia de Covid-19. A gincana é significativa para toda a comunidade escolar do Colégio Galileu como um sinal de esperança e de confraternização.

O dramaturgo alemão Bertolt Brech já destacava que para falar do universal é preciso que se considere antes a “aldeia”. Paulo Freire, patrono da Educação brasileira, defendia um processo educativo atento à realidade do educando, a partir do que lhe é familiar, próximo. A animação dos alunos para o tema parece confirmar isso.

A 2ª Gingalileu, coordenada pela professora Angélica Verônica dos Santos Silva, traz provas ligadas à história de São Sebastião do Paraíso: economia, produção cafeeira, história de personalidades que dão nome a ruas e também de seus moradores, lendas, produção artística, festas de Congada e de Santos Reis. Além de arrecadação de alimentos e de roupas.

Para esta edição, foram separadas duas equipes de alunos e professores. As equipes apresentaram os nomes escolhidos a partir da paisagem paraisense: Ipê Celeste e Catuaí (espécie de café muito cultivada em nossa região). Todas as provas serão divulgadas nas redes sociais da escola e das equipes.

Devido às restrições, a escola não poderá receber a presença dos pais dos alunos, que se destacaram na 1ª Gingalileu. Para quem quiser relembrar, na segunda semana de outubro, as equipes estarão divulgando fotos em suas redes sociais.

O Colégio Galileu aproveita para convidar toda a comunidade de São Sebastião do Paraíso a acompanhar o desempenho de seus alunos nos perfis do Instagram @catuai.gingalileu,  @ipeceleste;  e pelas páginas da escola tanto no Instagram como no Facebook. Se quiserem colaborar com doações de alimentos não perecíveis e roupas em bom estado, podem entrar em contato com as equipes ou com a própria escola. (Texto de Emilia Mendes, professora de Literatura e Língua Portuguesa no Colégio Galileu)

Alunos da equipe Catuaí
Alunos da equipe Ipê Celeste