Na terça-feira, dia 28 de setembro, foi realizado no auditório do Colégio Paula Frassinetti -respeitando-se todos os protocolos de bi-ossegurança para alunos, convidados e funcionários -, o Encontro Filosófico, promovido pelo Professor Luiz Carlos Pereira. Nessa edição, o tema que motivou o encontro foi “O Mundo Pós-Pandemia: a Reconstrução do Amanhã”.
O evento contou com a participação do médico Dr. Daniel Figueiredo, do vereador Vinicio Scarano, da professora de Linguagens, Jaqueline Izá, do professor de Redação, Fábio Itasiki e da aluna do Terceiro Ano do Ensino Médio, Thabata Varela Pena.
As abordagens sobre a temática englobaram as perspectivas da Saúde, Espiritualidade, Política, Educação e a Vida Estudantil, em uma conversa descontraída, informativa e produtiva para os alunos que estavam na plateia ou acompanhando em suas casas, através da transmissão em tempo real. “Foi um momento inédito de integração de saberes, com diversas vertentes, em um esforço conjunto a fim de pensar sobre como viver essa nova realidade”, ponderou Itasiki.
Sobre a reconstrução do Amanhã que se inicia hoje, no nosso momento presente, os palestrantes tiveram concepções convergentes. O Dr. Daniel Figueiredo ressaltou a importância da Ciência, ao afirmar que “a única forma que existe para tratar (a Covid-19) é a vacinação. Não tem remédio ainda e é por isso que temos que nos vacinar”. Já o vereador de Paraíso, Vinicio Scarano, observou a necessidade de se proteger o planeta através da preservação: “estamos vivendo uma crise hídrica nunca antes vista. Se não tivermos consciência ambiental, nós vamos sofrer”, alertou.
Nesse novo mundo pós-pandemia, haverá a necessidade do desenvolvimento de novos conceitos que devem estar internalizados no ser humano. Assim, professora Jaqueline Izá ofereceu um conselho empático para esses novos tempos: “Santa Paula Frassinetti já afirmava que ‘mais se convence com uma colher de mel, do que com um barril de fel”. Esse pensamento encontra respaldo no comportamento da aluna Thabata Pena. “Eu sempre busquei ver todos os lados, todas as condições, sempre me coloquei no lugar dos outros. Temos que nos unir, vamos ter um fortalecimento, pois nada será como antes... será melhor”.
Sábias palavras também foram ouvidas vindas do professor Luiz Carlos, que nos ensina: “Não é gostar do que faz, é amar o que se faz, pois temos que buscar construir o amanhã alicerçado na ética, no amor, na justiça, na fé. A Filosofia tem o papel de anunciar, de fazer perguntas; não necessariamente dar respostas. Então, espero ter saído do encontro com boas perguntas”, com-plementa.
Após o Encontro Filosófico, a coordenadora do Ensino Médio, Thais Paschoini, apresentou o evento “Perspectivas e possibilidades para o Novo Ensino Médio”. Foi um momento especialmente preparado pela Direção, Coordenação e Orientação Pedagógica para lançar a modalidade aos alunos e, principalmente, para informar estudantes e comunidade sobre as variadas atividades que serão desenvolvidas. “Com muita alegria, o Colégio Paula Frassinetti anuncia aos seus alunos que, em cumprimento à lei 13.415 de 2017, nós estamos totalmente adaptados para iniciar no ano que vem, o nosso Novo Ensino Médio”, informou Paschoini.
Em 2022, as escolas que oferecem o Ensino Médio devem adotar algumas mudanças, como, por exemplo, ampliar o tempo mínimo de permanência do estudante na instituição de ensino, de 800 para 1000 horas anuais, o que significa mais tempo de aprendizado, de preparação para os estudos e para a vida.
O Novo Ensino Médio também irá contemplar uma organização curricular mais flexível, ofertando uma série de diferentes possibilidades de escolhas, denominados itinerários formativos, aos estudantes. Os itinerários poderão ter foco nas áreas do conhecimento e na formação técnica e profissional. “Assim, será estimulado o protagonismo do aluno em várias áreas”, complementa a coordenadora.
Agora, com a flexibilidade, o estudante poderá alinhar suas escolhas ao que ele pretende fazer na faculdade. Assim, o jovem decidirá sobre seu itinerário formativo para ampliar os seus conhecimentos de acordo com suas aptidões, os seus talentos, organizando seu projeto de vida. “Na verdade, de certa forma, já fazíamos isso desde a 6ª série até o 9º ano, com as aulas de Formação Humana e Cristã, que trabalham a inteligência socio-emocional, para que eles possam estar melhor preparados a fim de traçar essa rota de vida.
Assim, quando eles tiverem que escolher, entre tantas opções, já estarão mais maduros”, finaliza Paschoini.